Fundat e Senac certificam alunos em cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente

Formação para o Trabalho
20/12/2017 16h27
Início > Noticias > 74657

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac) capacitaram, ao longo deste ano, diversos aracajuanos nos cursos profissionalizantes oferecidos através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e no Programa de Gratuidade do Senac.

Na primeira modalidade de capacitação, foram ofertados os cursos de Elétrica e Manutenção Predial (160h), Boas Práticas de Alimentação (160h), Cozinheiro Básico (160h), Informações Turísticas (160h), Elaboração de Roteiro (160h), Camareira Básica (160h) e Vendedor de Artigos para Turismo (160h), totalizando dez turmas e 240 vagas ofertadas.

Já na segunda categoria, foram disponibilizados os cursos de Manicure e Pedicure (160h), Frentista (160h), Costureiro (160h) e Porteiro e Vigia (160h), que totalizaram 120 vagas distribuídas em seis turmas. O presidente da Fundat, Luiz Roberto Dantas, destaca a relevância do trabalho sincronizado desenvolvido através da parceria entre as instituições.

"Nós realizamos a inscrição das pessoas e o Senac executa e desenvolve as demais etapas", afirma Luiz, ressaltando ao alunos a importância do processo de qualificação. "Construir essas ações envolve recurso do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura e o grande parceiro nesse aspecto que é o Senac, por isso, é importante aproveitar essa oportunidade para buscar a formação profissional", explica.

Além disso, o presidente também reforçou a existência da Agência do Trabalhador, responsável pelo cadastro de currículos e encaminhamento para o mercado de trabalho. "Os cidadãos que saem destes cursos qualificados podem aproveitar o aquecimento de fim de ano porque geralmente neste período surgem oportunidades de emprego em redes hoteleiras. Esse é o papel da Fundat dentro do município de Aracaju: formar e inserir os aracajuanos no campo profissional",

A diretora de formação profissional do Senac, Denise Prado, conta que a instituição realiza dentro do segmento turístico diversos outros cursos, como por exemplo o curso de Técnico de Guia de Turismo necessário para que recebimento adequado dos nossos turistas, além da capacitação em Gastronomia, que também se enquadra no setor. "Essas capacitações movimentam a economia de Sergipe e colaboram para potencializar o turismo do Estado. Para isso, queremos continuar capacitando pessoas para receber os turistas com um bom acolhimento e atendimento, prestando o serviço da melhor forma. No fim, mudamos a vida dos alunos e valorizamos os turistas que nos visitam", conclui.

Capacitadas para o trabalho

Silvania dos Santos, de 36 anos mora no Conjunto Bugio e fez o curso de Vendedor de Artigos para Turismo no Centro de Inclusão Produtiva, localizado no bairro José Conrado Araújo. "Eu não escolhi o curso, ele que me escolheu e me tirou de uma depressão. Eu estava em casa e uma amiga ligou perguntando se eu queria participar. Antes, eu não queria ver ninguém, eu não saia do quarto. Quando eu cheguei no curso, fui acolhida por 24 amigos, totalmente diferentes, mas cada um com um jeito especial que nos uniu", relata a aluna, que viu na capacitação uma nova chance de vida. "Voltei a trabalhar como vendedora e com as aulas aprendi a falar algumas palavras em Espanhol, conheci muitas coisas sobre Aracaju. Moro aqui há 10 anos, mas não conhecia metade do que eu conheci com a professora. Se eu fosse tirar do meu bolso para pagar o curso eu não iria fazer, palavras não cabem para dizer o quanto o curso foi importante, ele me devolveu a vida e eu acho que quando temos vida, temos tudo", acredita.

Moradora do bairro Porto D'anta, Ana Carla Silva Santos, 26, participou das aulas de Cozinheiro Básico, na UQP situada onde mora. "Trabalho em hotel como cozinheira há dez anos. Fiquei sabendo do curso pelo facebook e decidi me inscrever porque queria me qualificar um pouco mais para melhorar a minha profissão", revela Ana Carla, contando que aprendeu novidades relacionadas a manipulação e preparo dos alimentos.