Usuários do Centro Dia celebram avanços conquistados em 2017

Assistência Social e Cidadania
21/12/2017 14h20

Suyane de Menezes tem 35 anos. Ela possui uma deficiência mental moderada e é usuária do Centro Dia há um ano e meio, Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas com Deficiência de Aracaju. O equipamento da Secretaria Municipal da Assistência Social desenvolveu atividades bastante relevantes durante o ano de 2017 e nesta quinta-feira, 21, confraternizou com os funcionários, usuários e seus familiares em uma manhã de muita descontração e alegria.

Assim como Suyane, dezenas de pessoas com deficiência participam diariamente das atividades de desenvolvimento psicossocial promovidas pelo Centro Dia. Neste ano, as de maior destaque foram as oficinas de ovos da Páscoa, de culinária e de reconhecimento de cédulas. O objetivo de todas elas é desenvolver a autonomia de cada indivíduo, fazendo com que eles possam realizar algumas atividades sem o auxílio direto dos cuidadores. A terapeuta ocupacional Anne Caroline Almeida explica. "Essas são atividades instrumentais de vida diária que desenvolvemos por aqui. Queremos que os nossos usuários consigam administrar seu dinheiro e realizar compras, por exemplo. Trabalhamos para que eles superem as dificuldades diárias e felizmente os esforços da tríade Centro Pop, usuários e família têm dado certo. Os resultados são visíveis".

Além das terapias ocupacionais desenvolvidas, os usuários do Centro Dia têm a oportunidade de fortalecer os vínculos afetivos com outras pessoas e isso contribui bastante na evolução de cada caso. "Nesta confraternização, mostramos às famílias o quanto cada um dos nossos usuários avançou, através de imagens das atividades realizadas ao longo do ano. Os familiares ficaram impressionados com a desenvoltura de cada pessoa e sentiram como é importante que os estímulos continuem mesmo no contraturno das atividades do Centro de Referência. É um verdadeiro ciclo virtuoso", Lidiane Vieira, coordenadora do Centro Dia.

Maria do Carmo Tourinho é mãe de Ramiro, de 34 anos. Ramiro tem autismo e para Maria do Carmo, o Centro Dia tornou-se um ponto de apoio importantíssimo para ela e para o seu filho. "Com o meu filho no Centro Dia fico tranquila porque sei que ele está sendo bem cuidado. É um apoio enorme, porque neste equipamento são desenvolvidas atividades que trabalham diretamente no desenvolvimento das competências que meu Ramiro tem. Quando meu filho se tornou adulto eu procurei durante muito tempo um espaço onde a individualidade dele fosse respeitada e eu encontrei isso no Centro Dia. Sou extremamente grata a cada funcionário deste equipamento".

Logo quando chegou ao Centro Dia, segundo a família, Suyane Menezes tinha um perfil desobediente e difícil de lidar. Mas com o passar do tempo e com a quantidade de atividades de estímulo desenvolvidas, além de doses consideráveis de carinho, consideração e empatia, Suyane se tornou uma mulher mais segura, tranquila e cheia de energia. 

Sobre respeito e afeto, Suyane de Menezes é enfática. "Eu sou muito feliz aqui. Encontro meus amigos, me divirto e aprendo muita coisa todos os dias. Não quero nunca deixar de estar com os meus amigos e amores do Centro Dia".  

O evento ainda contou com homenagens aos funcionários do equipamento, apresentações musicais dos usuários do Centro Dia e da LBV (Legião da Boa Vontade).