Avenida Gentil Tavares entra no cronograma do Programa de Recapeamento

Obras e Urbanização
21/12/2017 14h34

Mais um corredor de trânsito recebe o Programa de Recapeamento: a avenida Gentil Tavares, bairro Getúlio Vargas. Na manhã desta quinta-feira, 21, as máquinas da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) trabalharam no cruzamento com a avenida Desembargador Maynard, quando 60 toneladas revestiram o pavimento da artéria, ficando programadas para a tarde outras 60 toneladas. No total, serão recapeados 3 km da avenida que corta os bairros Getúlio Vargas e Santo Antônio e é uma das opções para quem se desloca das regiões Oeste e Central para a zona Norte, sendo uma das vias mais movimentadas da capital.

Este é o sétimo corredor de trânsito em que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emurb, desenvolve melhorias que recompõem o piso asfáltico e consolidam a mobilidade urbana. Antes,  foram recuperadas as avenidas Alexandre Alcino, Augusto Maynard, Hildete Falcão Baptista, Jorge Amado, Juarez Conrado Dantas, Júlio César Leite, além da rua Santa Luzia. As escolhas para levar o programa se baseiam em critérios técnicos a exemplo do envelhecimento e deterioração do pavimento, número de veículos que trafegam diariamente, capacidade de ligar áreas opostas da cidade.

De acordo com Sérgio Ferrari, presidente da Emurb, a malha viária de Aracaju fica exposta a uma série de problemas que acumulou demandas e registrou nos últimos anos um número de buracos elevado nas ruas e avenidas. "Os gargalos de nossa malha asfáltica estão concentrados em problemas decorridos da idade, clima, oxidação e o tráfego. Ao envelhecer, o pavimento sofre oxidação e perde os elementos que o fazem flexíveis. Quando o pavimento perde flexibilidade, ele racha sob pressão", explica Ferrari, complementando que oscilação do clima faz o pavimento oxidar ainda mais rápido. "Outro fator degradante são as águas das chuvas que, quando não são drenadas rapidamente, enfraquecem a capacidade de suporte do pavimento e acelera o surgimento de rachaduras, trincas e buracos", conclui.

Avenida Antônio Fagundes Santana

Paralelo ao recapeamento da Gentil Tavares, tiveram início nesta quinta os serviços na avenida Antônio Fagundes Santana, continuidade da Jorge Amado e já localizada no bairro São José. Outras 120 toneladas serão usadas neste primeiro dia e a meta é que até sexta-feira, 22, o recapeamento avance e melhore o fluxo de veículos de toda a área.