Emei Oscar Nascimento recebe peça teatral sobre educação no trânsito

Educação
21/12/2017 17h55

 

Em pleno fim de ano, uma vila do sertão nordestino sofre com a falta de água. Quando um pai de família vai à cidade procurar uma solução, acaba sendo atropelado por um motorista que dirigia falando ao celular. Essa é a história da peça 'A última folha da vila - Um conto de Natal', apresentada aos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Oscar Nascimento, do bairro Santo Antônio, nessa quinta-feira, 21. 

A ação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), através da coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), através do Grupo Cones de Teatro. O intuito é fazer com que os estudantes despertem para a responsabilidade social e para a boa conduta no trânsito, através da arte, estabelecendo um meio interativo, lúdico e divertido como instrumento de educação. 

A coordenadora de Emei, Adla Poderoso, explica que as crianças foram bem receptivas à peça, destacando a importância das crianças, mesmo ainda pequenas, aprenderem sobre a responsabilidade necessária ao dirigir e, também, ao trafegar como pedestre. 

"Esse teatro foi um presente. Nos deixaram mensagens importantíssimas de esperança, do cuidado com a natureza. O Natal é a valorização da vida e quando é passado para as crianças sobre os cuidados que se deve ter no trânsito, acaba englobando a essência da época", pontua. 

O sucesso do projeto é facilmente percebido na emoção e alegria detectados em cada olhar dos estudantes. Vitor Gabriel Sena tem 9 anos e estuda no 4º ano. Ele comenta que se divertiu bastante e entendeu o que a peça quis passar. "Foi muito engraçado. Tenho certeza que passou uma mensagem importante não somente para mim, mas para várias pessoas", revela.

Já a estudante Ketlyn Manuelly Roque, de 9 anos, também do 4º ano, mostra que aprendeu tudo que o teatro quis passar e conta que irá fazer o que é certo na hora de atravessar a rua:  "Vi que tem que prestar muita atenção nos carros, respeitar o sinal de trânsito e ter cuidado na hora de usar a faixa de pedestre", afirma.