Projeto Zé da Luz conscientiza alunos da rede municipal

Agência Aracaju de Notícias
22/12/2017 15h22

Levando a educação através da arte, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com a Energisa, ofereceu aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Teles Menezes uma manhã lúdica, nesta sexta-feira, 22. A Companhia Teatral Eitcha apresentou a peça do projeto Zé da Luz nas Escolas para os alunos do 1º ao 5º ano, seguido de uma pequena palestra, com o objetivo de conscientizar as crianças a respeito de temáticas importantes.

Cuidados com redes de energia elétrica, meio ambiente, desperdícios, drogas e dengue, foram alguns dos assuntos abordados, buscando cumprir a responsabilidade socioambiental. Toda em cordel, a peça teatral é apresentada em localidades levando em consideração a incidência de acidentes envolvendo eletricidade.

A diretora da escola, Edjane Soares, explica que ações desse tipo são incluídas no planejamento escolar e, a partir disso, buscam parcerias importantes para o processo educacional. “Uma atividade assim oferece uma dinâmica diferenciada para facilitar o desenvolvimento dos alunos e vimos que tem surtido muito efeito no dia a dia. Na questão da economia de energia, eles começam a aplicar o que aprenderam logo em seguida. Quando identificam uma lâmpada acesa sem necessidade, por exemplo, eles nos cobram e levam isso para casa também”, explica.

Izabela Prado, professora do 3º ano da Emef, conta que, diariamente, é trabalhado esse tipo de conscientização em sala de aula. “Mas é um trabalho lento e que iremos colher os frutos mais à frente. Esse formato lúdico é muito melhor, interessante e mais agradável para aprender. Não conheço nenhum caso de acidente elétrico envolvendo os nossos alunos, mas é muito importante prevenir com a conscientização. Eles sempre nos relatam casos que aconteceram com os amigos brincando com pipa na rua”, afirma.

Há dez anos junto à Energisa, André Santana, ator e diretor do Eitcha, faz o personagem Zé da Luz. Ele explica que o apoio da Prefeitura é muito importante e ressalta que a parceria tem funcionado muito. “Além das apresentações, distribuímos revistas em quadrinhos com conteúdos para serem trabalhados pelos professores em sala de aula. Essa ação é muito importante para conseguirmos mudar certas atitudes desde a infância”.