Recapeamento contempla avenidas Antônio Fagundes Santana e Gentil Tavares

Obras e Urbanização
27/12/2017 12h16

Uma medida que, a priori, serviria para resolver os problemas mais urgentes da malha viária tem se avolumado e se mostrado um instrumento eficiente na restauração da mobilidade urbana da cidade. O Programa de Recapeamento surgiu, justamente, a partir das demandas populares e de um diagnóstico de que o envelhecimento do asfalto de ruas e avenidas já ultrapassara o tempo razoável de uso. Hoje, o programa avança pelos corredores de trânsito e, pelos números alcançados, já é possível considerar uma das mais importantes políticas estruturantes adotadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Para se ter uma ideia, já são quase 12 mil toneladas de asfalto aplicadas, perfazendo cerca de 20 km de ruas e avenidas recapeadas.

Atualmente as avenidas Antônio Fagundes Santana, continuação da Jorge Amado, bairro 13 de Julho, e Gentil Tavares, bairro Getúlio Vargas, recebem novo revestimento. Na manhã desta quarta-feira, 27, os trabalhos tiveram prosseguimento com mais 200 toneladas de Cimento Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) sendo aplicado nas duas vias. Sob a orientação de agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que coordenavam o tráfego nos locais onde as equipes trabalhavam, os serviços seguiam com celeridade e sem retenção de veículos.

Realizado com recursos próprios a partir de corte de gastos, economia e prioridade nas ações administrativas, o Programa de Recapeamento está orçado em cerca de R$ 5 milhões e desde o dia 16 de setembro, quando houve o lançamento já contemplou importantes corredores de trânsito.

De acordo com o vice-presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Ubirajara Barreto, que ocupa interinamente a titularidade do cargo, as ações articuladas da empresa e o diálogo com os amplos setores da sociedade civil têm apontado que o programa apresenta melhorias e se encaminha para, a médio prazo, corrigir quase a totalidade da malha asfáltica do município. "A Emurb está recuperando sua capacidade de trabalho e a prova é que em novembro tivemos uma média de produção de mais de 350 toneladas. Isto é fundamental para o sucesso do programa. O acompanhamento, o planejamento e as carências são temas de sucessivas reuniões entre o corpo diretivo da empresa, cujo presidente Sérgio Ferrari tem ouvido as sugestões de nossos engenheiros e levado ao prefeito Edvaldo Nogueira. O certo é que a sintonia da equipe com o prefeito e com os aracajuanos certamente tem contribuído bastante", pontua.