Planejamento administrativo permite investimentos em diversas áreas da capital

Agência Aracaju de Notícias
27/12/2017 15h35

O primeiro ano da nova gestão da Prefeitura de Aracaju foi marcado por um amplo planejamento para a recuperação da qualidade de vida da capital. Desta maneira, foi visto como imprescindível a realização de investimentos em obras e serviços por todos os cantos da cidade, mesmo numa realidade de busca pela recuperação da estabilidade econômica. Atender aos principais anseios da população que vive a cidade e precisava de um ambiente mais digno foi o foco da administração municipal. Os resultados alcançados até o momento geram uma ótima perspectiva para os próximos anos, por conta da aproximação do equilíbrio financeiro e consequente aumento do poder de aplicação de verbas.

Os frutos do trabalho podem ser vistos por toda a cidade. A zona Norte, por exemplo, já foi beneficiada com R$10 milhões, distribuídos em obras de saneamento, mobilidade e urbanização. Como por exemplo, a requalificação da Praça dos Expedicionários, no bairro Getúlio Vargas. A obra já foi inaugurada e disponibiliza lazer e bem-estar aos moradores. 

Continuando o trabalho, os aracajuanos que residem no bairro Coqueiral também já puderam ver a atenção da administração municipal para com os seus problemas. Somente nesse local, 23 vias estão passando por terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação, esgotamento sanitário, abastecimento de água, contenção de encostas e implantação de passeios.

O loteamento Moema Mary, localizado no bairro Cidade Nova, foi outra localidade que também começou a receber obras de infraestrutura. Na localidade, que abriga 46 famílias, 12 ruas passarão a contar com rede coletora de esgotos e pavimentação, após a conclusão dos serviços. Além disso, um problema de muitos anos será resolvido com a implantação de um muro de contenção em alvenaria, evitando deslizamentos de terra que tanto preocupam os moradores locais.

A comunidade do Gentimana, no bairro Japãozinho, também passa por requalificação urbana. A obra consiste na implantação de rede de drenagem, rede coletora de esgoto e construção de canal na avenida A e travessa B. Em breve, os moradores do local terão garantido o seu direto a saneamento básico.

No outro lado da cidade, na zona Sul, o bairro 17 de Março foi um dos que  mais recebeu investimentos e que estão mudando a realidade daqueles que lá residem. A retomada e conclusão da interligação entre as avenidas Quatro e Alexandre Alcino, localizadas no 17 e Santa Maria,  respectivamente, permite fácil acesso aos serviços essenciais de mobilidade urbana, segurança e saúde pública.

A gestão se compromete e prioriza os locais com maior índice de vulnerabilidade social, por saber da grande necessidade da presença do Estado para a reversão das desigualdades sociais. Isso fica evidenciado nos serviços de terraplanagem e pavimentação de ruas no bairro Santa Maria, garantindo dignidade e ressignificando o espaço público para os moradores. 

Planejando o Futuro

Uma vez com a casa reorganizada, os investimentos poderão ser maiores e mais constantes, mas sempre com o zelo necessário para continuar um planejamento que é amplo. Desta forma, obras como a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso, poderão ser concluídas. Levando uma nova estrutura para a rede e, assim, garantindo um melhor ambiente para o aprendizado.

O compromisso com a educação também atingirá o lado oposto de Aracaju. O bairro 17 de Março receberá sua primeira EMEF, um prédio que disponibilizará para os futuros estudantes estrutura moderna e eficiente, com oito salas de aula, sala de informática, espaço de música, biblioteca, sala de vídeo, refeitório, espaço multieventos, arquivo, jardins e quadra poliesportiva coberta.

No próximo ano também está previsto o término das obras de infraestrutura da avenida Euclides Figueiredo, que corta os bairros Cidade Nova, Lamarão e Soledade. Os trabalhos começaram neste e ano e estão avançando dia-a-dia para resolver a demanda o mais rápido possível.

Muitas dificuldades impostas à gestão foram equacionadas.  A estratégia adotada busca revitalizar a qualidade de vida do aracajuano e já alcançou enormes conquistas. Essas vitórias trazem o otimismo para os próximos anos, quando cada morador de Aracaju poderá se orgulhar do desempenho alcançado pelo planejamento iniciado em 2017. 

"Eu olho para o alto e agradeço a Deus pela felicidade de ser prefeito e poder trabalhar pelos que mais precisam. O primeiro ano da nossa gestão foi complexo, de muito trabalho, mas chegamos ao final de 2017 com a cidade em situação melhor, comparado ao que vivemos no final de 2016. Retomamos obras em diversos pontos de Aracaju, mas, principalmente, nas áreas que mais precisam, como é o caso do Jardim Petrópolis, onde retomamos, concluímos e entregamos a obra de infraestrutura, tão sonhada pelos moradores. Mostramos que é possível, mesmo com dificuldade, aplicar bem o dinheiro público. Foi um ano de vitória", comemora o prefeito Edvaldo Nogueira.