Réveillon 2018: cuidado com as crianças durante a festa

Agência Aracaju de Notícias
29/12/2017 10h30

A virada de ano na Orla da Atalaia é uma festa tradicionalmente marcada pela presença de famílias, que também levam as crianças para comemorar. Este ano não será diferente no Réveillon realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp). Diante da grande quantidade e intenso fluxo de pessoas, é preciso redobrar os cuidados, principalmente com os pequenos.

“As pessoas que pretendem levar crianças precisam ter consciência que irão para se divertir com elas, que é preciso ter atenção total e  que não podem se distanciar. O ideal é que estejam a, no máximo, um braço de distância delas. Além disso, recomendamos que não consumam bebida alcoólica por estarem responsabilizados por menores. Se forem beber, deixem as crianças nas suas casas em segurança”, explica o subtenente Dória, do Corpo de Bombeiros de Sergipe.

Dória aconselha ainda aos pais e a grupos grandes que busquem facilitar a localização em caso de dispersão ou desencontros, criando regras de orientação. Marcar um ponto de encontro e o uso de pulseiras ou crachás de identificação com o nome do responsável pela criança, número de telefone e o local combinado anteriormente, são dicas importantes para eventos desse porte.

“Isso é importante até mesmo com crianças que sabem essas informações. Quando elas estão diante de uma situação de nervoso e desespero, é muito comum não conseguirem lembrar ou falar e, por isso, é necessário que essas informações estejam anotadas junto ao corpo. A questão do ponto de encontro é fundamental devido à possibilidade de perda de celular, descarregarem ou ficarem sem sinal. Por isso, fornecer apenas o número do telefone não é garantia de localização”, ressalta.

Outro alerta dos Bombeiros é a respeito do risco de afogamento. Ir ao mar durante a festa, ou seja, à noite, apresenta alto risco, principalmente nas proximidades do local do evento, onde o mar está bastante perigoso nesse período. Mesmo assim, em caso de algum desaparecimento, é indicado buscar os órgãos de segurança para orientação, como o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar, que estarão à disposição no local.