A festa de Réveillon de Aracaju foi um sucesso. O evento realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), reuniu milhares de sergipanos e turistas a da Orla de Atalaia em um clima de agradecimento, comemoração e esperança. Para que tudo ocorresse da melhor forma, diversas secretarias atuaram em conjunto para garantir a realização da festa.
Funcaju
Com o objetivo de garantir a diversão e tranquilidade no evento, todos os detalhes foram cuidados pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). No local, toda a estrutura foi montada para a retomada da festa, que não havia sido realizada no ano passado pela gestão anterior.
Foram dois palcos, seis camarins, house mix, camarote para acessibilidade, 14 estandes para apoio, além da estrutura dos fogos de artifício para o show pirotécnico.
Emsurb
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) montou a estrutura de apoio para que os demais órgãos apoiadores pudessem se organizar e montar suas estruturas individuais necessárias. Além disso, realizou o cadastramento e sorteio dos ambulantes, que foram capacitados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Fiscais também atuaram durante o evento para possibilitar um melhor funcionamento da festa.
SMTT
Além da operação de trânsito para o Réveillon na Orla da Atalaia, que contou com 60 agentes envolvidos, com 12 viaturas e seis motos com o objetivo de evitar acidentes e garantir a mobilidade urbana da cidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) definiu um esquema de transporte público para garantir o acesso de toda a população à maior festa de ano novo de Sergipe. O plano incluiu o reforço na frota de veículos e a criação de linhas especiais para atender os usuários do sistema.
Durante o Réveillon, o Terminal de Integração da Atalaia funcionou ininterruptamente. Os demais fecharam à meia-noite e voltaram a operar às 4h da manhã. Durante a madrugada, 15 linhas criadas especialmente para o evento ficaram à disposição dos passageiros.
Segundo o diretor de Transportes Públicos da SMTT, Augusto Magalhães "todas as regiões de Aracaju e da região metropolitana foram contempladas nesta ação".
GMA
De acordo com o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, 120 guardiões fizeram parte do esquema de segurança do evento.
"Ficamos responsáveis pela área da areia da praia e por assegurar a população na queima de fogos. 120 guardas municipais atuaram na segurança do evento, além de dez guardas do grupamento do Grupo Especializado em Moto Patrulhamento (GEM) que irão realizar o patrulhamento preventivo no Terminal da Atalaia e nas áreas de circulação, devido à facilidade de deslocamento das motocicletas", explicou o diretor.
Além da GMA, a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) também fez parte do esquema de segurança do evento. Em conjunto com a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, a PM reforçou a seguridade nos terminais rodoviários e nas imediações da festa.
Vigilância Sanitária
A Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa) realizou um trabalho de preparação, fiscalização e orientação da comercialização dos produtos, com o intuito de garantir a venda regular dos alimentos.
A inspeção realizada nos eventos em que há uma grande concentração de pessoas é imprescindível para evitar possíveis danos à saúde dos consumidores, o que torna a parceria da Emsurb e da Covisa recomendável para garantir a qualidade dos produtos que são vendidos no local. Mas, antes mesmo de inspecionar os produtos, a Vigilância se preocupou em assegurar que os vendedores tivessem participado de cursos de capacitação, onde normalmente são passadas informações básicas de boas práticas para a manipulação de alimentos e higiene do local de armazenamento.
Fundat
A Fundat disponibilizou diversas vagas em cursos de capacitação para os ambulantes, fazendo com mais pessoas se preparem corretamente para as vendas, e que os vendedores já certificados tenham a oportunidade de renovar o documento, se mantendo sempre em dia.
Sobre o Réveillon
A festa de virada de ano da Orla da Atalaia foi realizada pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp).
A cantora sergipana Maysa Reis foi a primeira atração a subir no palco do Réveillon 2018, seguida do show da The Baggios. A contagem regressiva foi feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que convidou o cantor Júlio Andrade, vocalista da banda The Baggios, para participar com ele. À meia noite, ocorreu a tradicional queima de fogos com duração de 15 minutos.
Nas primeiras horas de 2018 a animação de sergipanos e turistas ficou por conta da pernambucana Patusco. Em seguida foi a vez da Ultrasamba, que encerrou com chave de ouro a festa.