População comemora chegada do recapeamento na Gentil Tavares

Agência Aracaju de Notícias
03/01/2018 12h40

Uma das grandes conquistas do povo aracajuano em 2017 foi o início do Programa de Recapeamento Asfáltico da cidade. Com uma malha viária debilitada, a Prefeitura Municipal tem trabalhado para restabelecer a malha viária e, aos poucos, importantes avenidas são recuperadas, melhorando a mobilidade urbana. A avenida Gentil Tavares, localizada no bairro Getúlio Vargas, é o sétimo corredor de trânsito a receber os serviços de recapeamento.

A Gentil Tavares é uma das vias mais movimentadas da capital, sendo uma das opções para quem se desloca das regiões Oeste e Central para a zona Norte. O aposentado Otacílio Vieira é morador da região há décadas e conta que um trabalho como esse não era feito há muito tempo. “Essa avenida estava cheia de buracos e estava precisando de um novo asfalto há muito tempo. Até o trânsito estava muito ruim”.

No total, serão recapeados 3 quilômetros da avenida e a população elogia o trabalho da Prefeitura. É o caso da doméstica Joana Eleni Gomes, que já morou na região e conhece os problemas enfrentados pela população. “É disso mesmo que essa avenida precisava, o novo asfalto vai trazer muitas melhorias para quem passa por aqui, pois estava em péssimas condições”, ressalta.

O mecânico Osmário Pereira trabalha em uma oficina no cruzamento da Gentil Tavares com a rua Divina Pastora e conta que uma das maiores reclamações dos clientes era a péssima condição de tráfego que a avenida oferecia. “Meus clientes reclamavam muito do asfalto velho e danificado. Vi que o recapeamento começou lá pelo Santa Maria e agora está vindo para essa região. Acredito que até o final do mandato de Edvaldo, toda a cidade receba asfalto novo”.

A agricultora Gislândia Santos é moradora de um povoado da cidade de São Cristóvão, mas sempre está em Aracaju. Ela acredita que o trabalho de recapeamento também deixa a cidade mais bonita. “Onde eu moro as ruas são de areia e tem muita poeira. Quando chego aqui em Aracaju, é muito bom ver as avenidas tão bem cuidadas. Acho importante demais”.

No local, agentes da SMTT orientam os motoristas nos horários em que as máquinas e os funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizam o recapeamento.

O Programa

O Programa de Recapeamento surgiu a partir das demandas populares e do diagnóstico de envelhecimento do asfalto das ruas e avenidas, que já ultrapassava o tempo razoável de uso. Hoje, o Programa avança pelos corredores de trânsito e, pelos números alcançados, já é possível considerar uma das mais importantes políticas estruturantes adotadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

Para se ter uma ideia, já são quase 12 mil toneladas de asfalto aplicadas, perfazendo cerca de 20 quilômetros de ruas e avenidas recapeadas. Lançado em setembro de 2017, o Programa está orçado em cerca de R$ 5 milhões e já recuperou as avenidas Alexandre Alcino, Augusto Maynard, Hildete Falcão Baptista, Jorge Amado, Juarez Conrado Dantas e Júlio César Leite, além da rua Santa Luzia.