Centro de Especialidades Odontológicas retoma atendimento de qualidade após tempos precários

Agência Aracaju de Notícias
05/01/2018 14h08
Início > Notícias > Centro de Especialidades Odontológicas retoma atendimento de qualidade após tempos precários

Dona Ruth Ugino, de 45 anos, perdeu as contas de quantas vezes tentou marcar um procedimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) durante boa parte do ano de 2016 e início de 2017. Acabou conseguindo ser atendida depois que obteve a informação que o local voltou a funcionar como de fato nunca deveria ter deixado de fazer. Com sete consultórios, apenas três deles funcionavam no CEO, ainda assim, muitos insumos faltavam, o que dificultava o atendimento. A situação começou a mudar em janeiro do ano passado, como uma das promessas da atual gestão, quando algumas atitudes pontuais começaram a ser tomadas e o serviço saiu da estaca zero, como antes era visto.

Antes de ir para o CEO, localizado no Cemar do Augusto Franco, o paciente passa por uma consulta prévia em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aracaju e só depois é encaminhado para o Centro, um procedimento padrão e simples, mas que antes causava muitos transtornos, o que foi otimizado durante o ano de 2017. "Tentei várias vezes ser encaminhada, mas, nunca conseguia vaga. Sempre me diziam que estava faltando alguma coisa e acabava não fazendo o que precisava. Agora, depois que a situação melhorou, consegui até marcar para o meu filho", contou dona Ruth.

Como ela, outros pacientes ficavam à espera do agendamento. A situação encontrada no início de 2017 não desagradava apenas os que careciam do atendimento, mas também os profissionais que, apesar de desejarem fazer o trabalho, não tinham as devidas condições para tal. Para a coordenadora do CEO, Fernanda Cabral, que está à frente das ações do local há cerca de um ano, o quadro encontrado não era nem de longe o esperado. "Além de só termos três das sete salas funcionando, ainda assim em um estado precário, a quantidade de material não era suficiente para dar conta da demanda. Muitas especialidades deixaram de funcionar e tivemos que, aos poucos, remodelar o CEO e tomar as devidas providências para trazer os pacientes de volta", afirmou.

De acordo com a coordenadora, no final de 2016 foram entregues novas cadeiras odontológicas, mas, na época, não tinham previsão de quando seriam instaladas. "Já em janeiro, nós providenciamos a instalação e removemos as cadeiras antigas. Depois corremos atrás dos insumos. Em janeiro, nós providenciamos uma compra emergencial, mas, somente em maio, conseguimos retomar o atendimento de fato. Nem as canetas de alta rotação, que são aqueles motorezinhos, itens básicos, havia de forma suficiente. Mas, ajustamos", destacou Fernanda.

Para se adaptar à antiga realidade, até mesmo o quadro dos profissionais precisou ser alterado. "Nós temos 25 profissionais e não tínhamos como colocar essas pessoas para trabalhar. Para tentar ajustar a carga horária, nós estendemos o horário de atendimento. Antes funcionava das 7h às 17h, e passou a funcionar até as 19h ininterruptamente. Agora, aos poucos, vamos modificando isso para se adequar. O mais importante já estamos fazendo, que é colocar o CEO para funcionar como deve", frisou a coordenadora.

Uma das metas do primeiro ano da gestão era ampliar este serviço. Com sete especialidades (radiologia, atendimento ao paciente com necessidade especial, endodontia, odontopediatria, periodontia, cirurgia buco-maxilo-facial e prótese) o CEO agora também voltou a ter o Centro de Material e Esterilização (CME) que estava desativado. "Instalamos as duas autoclaves que tínhamos, terminamos a instalação do ar condicionado e providenciamos todos os insumos para o funcionamento do CME. Antes, a esterilização era feita no Fernando Franco, o que atrasava os procedimentos.

Retorno dos pacientes

Para garantir o retorno dos pacientes, um trabalho minucioso precisou ser feito. E está dando certo. "De início nós fizemos uma espécie de busca ativa. Tínhamos uma agenda antiga e ligamos para os pacientes para que eles pudessem retornar, e depois fizemos uma circular interna avisando que as especialidades estavam abertas. Assim, aos poucos, vimos os pacientes retornarem e se sentirem satisfeitos por verem o CEO funcionando", disse a coordenadora.

Essa satisfação foi a que acometeu dona Ruth e tantos outros que podem, agora, sorrir e saudavelmente. O senhor Gleidionaldo dos Santos, de 56 anos, é outro exemplo de quem teve a espera compensada. Ele vinha tentando ser direcionado ao CEO, mas, sempre encontrava dificuldade, o que agora está sendo solucionado. Morador do conjunto Orlando Dantas, foi contente ao conjunto vizinho para, enfim, ter o primeiro atendimento no Centro, de fato, atuando. "Estava precisando fazer um canal, mas, todo mês tentava marcar e faltava alguma coisa. Agora vou até sair mais tranquilo por saber que as coisas estão funcionando", contou.

Maria Lenildes de Jesus, de 25 anos, tem um motivo a mais para sorrir: ver o sorriso saudável do filho. Ela também havia tentado por várias vezes marcar um procedimento para o pequeno Willian, de 4 anos. "Ele passou por uma consulta prévia no posto do São Conrado e agora vai ser atendido no Centro. Sempre ensinei como ele deve cuidar dos dentinhos, mas apareceu uma carninha entre os dentes e fiquei preocupada. Pelo menos agora sei que será resolvido", relatou a mãe que contou com o sorriso de aprovação do filho.