Departamento de Educação Básica da Semed alinha ações para 2018

Educação
08/01/2018 18h08

Com o foco no Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Aracaju para o período 2017-2020, a Diretoria de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação (DEB/Semed) reuniu, na tarde desta segunda-feira, 8, os coordenadores dos 11 setores vinculados à diretoria para o alinhamento das ações de melhoria do ensino básico em Aracaju em 2018.

Na ocasião,  o DEB definiu um calendário para o cumprimento das ações de fortalecimento do ensino básico em Aracaju e para a formulação do novo Currículo Referencial da rede municipal de ensino. O diretor de Educação Básica da Semed, Manuel Prado, explicou que entre outras questões, foram definidas ações. "Elas visam envolver os professores, gestores, alunos, pais de alunos e a comunidade escolar na execução da política educacional de Aracaju, entre elas a execução do novo Currículo Referencial da rede municipal de ensino”, destaca.

A coordenadora de Gestão Educacional da Semed, Maria José Guimarães, destacou a importância dessa primeira reunião de 2018. “Além de estarmos focados no cumprimento do calendário escolar de 2017, que começará o encerramento ainda este mês, nós estamos empenhados e comprometidos com o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios nas escolas de nossa rede para que os alunos não se prejudiquem. Nós conseguimos arrumar a casa em 2017,  pois entramos o ano com o calendário defasado por problemas da gestão anterior e, em 2018, vamos normatizar o calendário escolar e organizar e alinhar as rotinas das 74 unidades de ensino”, afirmou a coordenadora.

As coordenadorias vinculadas à diretoria da Educação Básica da Semed são a Coordenadoria de Educação Infantil/Creche (COEINF/CR), a Coordenadoria de Educação Infantil/Pré-Escola (COEINF/PE), a Coordenadoria de Ensino Fundamental (COEF), a Coordenadoria de Gestão Educacional (COGED), a Coordenadoria de Educação Física e Esporte (COEFESP), a Coordenadoria de  Orientação e Inspeção Escolar (COIES), a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (COEJA), a Coordenadoria de Educação Especial (COESP), a Coordenadoria de Políticas Educacionais para a  Diversidade (COPED), a Coordenadoria de Arte e Educação (COART) e a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA).