Prefeitura de Aracaju participa da 17ª Feira de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
16/01/2018 22h51

Um espaço para exposição de artesanato e para orientações direcionadas a quem quer sair da informalidade. Assim é o espaço da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), na 17ª edição da Feira de Sergipe. O evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas (Sebrae), segue até o dia 28, das 17h às 23h, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia.     

O evento, que busca fomentar a cultura e economia criativa sergipana por meio do estímulo ao comércio local com a exibição e venda de produtos do segmento artesanal, também proporciona a consolidação de novas parcerias para os microempreendedores que participarão da feira, fortalecendo o mercado regional.

Para esta edição, a Fundat contará com um estande para a exposição de peças artesanais produzidas pelos instrutores dos cursos de artesanato do órgão. Além disso, também haverá dicas e orientações ao Microempreendedor Individual (MEI) sobre como gerir corretamente o negócio.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, o serviço de formalização o MEI, bem como esclarecimentos sobre formalização podem ser obtidos no estande.

“A gente está aqui para poder divulgar a formalização do MEI, dá o apoio que a Fundat tem nesse segmento para as pessoas que querem sair da informalidade e quer usufruir dos benefícios que a formalidade traz”, afirmou.

Além disso, o estande tem um espaço destinado à exposição e venda dos produtos artesanais produzidos por duas instrutoras de cursos da Fundat.

“Elas têm ministrado cursos com frequência e terão na feira uma oportunidade de mostrar tudo aquilo que elas ensinam por meio da Fundat. Não basta ser qualificado, tem que estar inserido no mercado”, declarou a diretora de Formação Profissional, Selma França.

Dança, forró e artesanato

É ao som de um trio pé de serra e com a dança de um casal de quadrilheiros que os visitantes são recepcionados no estande da Fundat. Localizado na entrada da Feira, o local atraiu sergipanos e turistas que fizeram questão de registrar todos os momentos.

Ao entrar, além do serviço direcionado a quem quer se formalizar, sergipanos e turistas encontram as peças artesanais produzidas pelas instrutoras Miralda Andrade e Berenice Macedo.

Com mais de 20 anos trabalhando com artesanato e há três ministrando cursos na Fundat, dona Miralda levou para a Feira de Sergipe um pouco do seu trabalho. Por lá estão expostos panos de prato, capas de água e caminhos de mesa.

“Esse espaço é bom porque as pessoas ficam conhecendo nosso trabalho. A gente incentiva muito nossos alunos a vender os produtos produzidos e agora é a nossa vez”, declarou.

Já a dona Berenice tem uma maior diversidade de produtos, mas contou que a preferência é produzir peças direcionadas às crianças. No estante é possível encontrar tiaras, bolsas, laços, além dos produtos para casa como jogo de toalhas e panos de prato. “As tiaras são meu xodó. Eu espero que as pessoas venham prestigiar e gostam do meu trabalho”, disse.

O casal carioca Lívia e Jairo Santana não perdeu tempo e tratou de garantir logo a foto com o casal de quadrilheiros. “Eu acho muito bonito. Não tem isso na minha cidade e eu faço questão de registrar”, disse Lívia, que prestigiou também os produtos expostos no estande da Fundat.

Feira de Sergipe 2018

Neste ano, a Feira de Sergipe acontecerá durante 13 dias e contará com mais de 100 estandes exclusivos para o artesanato, além do estande institucional do Sebrae que exibirá produtos desenvolvidos pela instituição, palco para apresentações culturais e seis quiosques de alimentação