Praias limpas no verão: Prefeitura intensifica os serviços de limpeza

Agência Aracaju de Notícias
17/02/2018 08h44
Início > Noticias > 75001

No verão, muitos turistas e moradores vão para as praias de Aracaju para aproveitar essa temporada, com isso, o fluxo de pessoas aumenta e a poluição nesses locais também. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria do Meio ambiente (Sema), trabalha para manter o cartão postal da cidade totalmente limpo.

As limpezas nas praias são feitas de segunda a sábado, por duas equipes, que envolve 31 pessoas e é realizado em horários diversos sempre nos turnos da manhã e no final da tarde. Através do método manual, os profissionais usam ferramentas como gadanhamento, pá, sacolas plásticas e um carrinho coletor para recolher o lixo encontrado, já no método mecanizado é utilizado uma saneadora de praia, um trator capaz de recolher pequenos resíduos até objetos de 15 quilos a uma profundidade considerável, controlado por um profissional, enquanto outros acompanham na coleta de lixos maiores.

Em 2017, foram retirados aproximadamente 50 toneladas de lixo somente nas praias de Aracaju. Os objetos mais encontrados são garrafas pets, latas de cerveja, sacolas plásticas, restos de comida, vidros e objetos. Para se ter uma ideia da redução de danos ao meio ambiente, as sacolas plásticas normais demoram mais de 100 anos para se decompor, já as biodegradáveis demoram apenas cinco anos.

O gerente de Operações da Emsurb, Rodolfo Costa, conta as consequências da falta de consciência da população, “os lixos jogados nas praias podem contaminar as areias, os banhistas e causar a mortandade dos animais marinhos.” Ele também fala sobre os benefícios de não fazer essa prática, “proporciona maior segurança aos banhistas e reduz os impactos ao meio ambiente.