Um local para aprender se divertindo. Assim é a Casa da Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque Augusto Franco. Ela foi inaugurada, em 2009, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, e já recebeu, nesses nove anos de funcionamento, mais de 150 mil visitantes. Mensalmente, a CCTECA recebe uma média de 1.300 visitantes. Só em 2017, o centro recebeu 15.581 pessoas, entre elas turistas originados da Rússia, do Chile, dos Estados Unidos, do Equador, de Portugal e do México, além de estudantes de todo o estado tanto da rede municipal quanto da particular.
Mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) o espaço conta com 111 experimentos didáticos e interativos, elaborados especialmente para o ensino de Física, Matemática, Química, Informática, Biologia, Astronomia e ciências em geral.De acordo com o coordenador geral da CCTECA, Augusto Almeida, o Gerador de Van Graaff é um dos experimentos que mais chamam a atenção dos visitantes.
"Por se tratar de um experimento que tem o efeito de arrepiar os cabelos de quem toca na esfera metalizada, esse é um dos que mais chamam a atenção do nosso visitante porque com a mesma polaridade entre o corpo humano e a esfera eles se repelem", explica o coordenador.
Augusto explica, também, que a réplica que a Casa tem do satélite Sputinik 1, lançado ao espaço pela antiga União Soviética, chama muito a atenção de quem visita o local. "Apesar de se tratar de uma réplica de tamanho reduzido, é o único equipamento desta natureza com o som original do satélite que foi captado pelas estações de rádio amador aqui na Terra, em 4 de outubro de 1957", conta o coordenador.
Vistas pedagógicas
Os grupos com mais de dez pessoas e as escolas devem agendar as visitas através do telefone, pois o local dispõe de equipe de monitores preparados para atender a população de acordo com o segmento que está recebendo.
Quem explica como funcionam as visitas é a coordenadora pedagógica da CCTECA, Tânia Maria Vieira Leite. "Os nossos monitores são preparados para atender de forma diferente os diferentes públicos que recebemos, por exemplo, quando recebemos grupos de crianças, a nossa visita é guiada de modo a fazer com que essas crianças aprendam com mais ludicidade. Quando são alunos do ensino médio a gente explica os assuntos concernentes a essa faixa de conhecimento e quando são adultos explicamos de forma mais ampla e detalhada", esclarece a coordenadora.
História
A CCTECA foi inaugurada no dia 22 de março de 2009 pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Segundo o coordenador Augusto Almeida, o espaço, além de proporcionar uma interação, fomenta o conhecimento científico. "A CCTECA é um grande laboratório. Os nossos instrumentos transmitem conhecimento e princípios que, geralmente, são aplicados no dia a dia", explica Augusto Almeida.
Opinião compartilhada pelo professor de Educação Física da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviedo Teixeira, José Levi Barros. "Aqui eu expliquei para os meus alunos sobre o corpo humano eles viram onde estão os ossos, os tecidos, os músculos, viram também a geração de energia que o nosso corpo alcança a partir do exercício físico. Essa visita nos deixa muito feliz, porque eles estão aprendendo muito mais que qualquer livro pode ensinar, pois podem interagir com os experimentos e podem ver as partes do corpo estando em um grande laboratório prático", afirmou.
Atrações
Entre as atrações da Casa estão o Disco de Newton, o Painel Solar, a Bicicleta Geradora de Eletricidade, o Anel Saltador ou Anel de Thompson, o Disco de Benham, o Efeito Estroboscópio, um Caleidoscópio Gigante, o Teorema de Pitágoras, a Torre de Hanói, um Eletroímã, o Globo de Plasma, o Experimento da Torre de Pisa, a Cadeira Giratória, os Tubos Sonoros, o Pêndulo Caótico, a Tensão Superficial, a Câmara Escura, o Sistemas de Roldanas, o Girotec, uma réplica do Satélite de Sputink 1 e o Gerador de Van de Graaff.
Mas as duas das atrações que mais chamam a atenção de quem visita a CCTECA são o planetário e o telescópio. O planetário é uma sala climatizada com uma cúpula de seis metros de diâmetro, toda climatizada, que conta com 31 assentos apropriados para observação dos planetas e com sistema de som digital e com projetos de última geração que simula em 3D imagens reais de planetas, estrelas, galáxias e nebulosas.
Nos sábados de lua crescente e de lua cheia as pessoas podem visitar a CCTECA para observarem o satélite da Terra através do telescópio, na oportunidade os visitantes podem ver, além da lua, as constelações, os planetas e as estrelas nebulosas. Essa visita acontece somente aos sábados de luas cheias e crescentes, das 18h às 20h30.
Agendamentos
O local está aberto para visitação de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, o horário de funcionamento é das 14h às 17h. A visita é guiada por monitores que explicam como funciona cada equipamento e o princípio de funcionamento do experimento, além da aplicação desse princípio em nossas vidas.
As visitas de escolas devem ser agendadas com antecedência, através do telefone (79) 3217- 3370, mas os grupos com menos de dez pessoas não precisam fazer marcação.