PSE leva cuidados à saúde a estudantes da Emef Ministro Geraldo Barreto

Educação
23/01/2018 16h41
Início > Notícias > PSE leva cuidados à saúde a estudantes da Emef Ministro Geraldo Barreto

O Programa Saúde na Escola (PSE) segue com sua agenda atendendo às 53 unidades de ensino municipais de Aracaju. Nesta terça, 23, a unidade de ensino contemplada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no bairro Cidade Nova. A ação da  Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), junto à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta atividade contou com a parceria do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que conta com cerca de 50 estudantes do curso atuando na unidade ensino conduzidos pela professora Salvyana Sarmento .

 
As visitações do PSE à Emef acontecem todas as segundas e terças-feiras, até o dia 6 de fevereiro. Na segunda-feira, 22, os alunos receberam atenção à saúde voltada para a higiene corporal e higiene bucal, sendo disponibilizados kits de higiene com escova, sabonete e creme dental. Já nesta terça-feira, 23, ações aconteceram abordando o mosquito Aedes aegypti. Até o dia 6 de fevereiro, haverá atividades sobre bullying, palestra sobre alimentação saudável, triagem com acuidade visual, pesagem, e atividades de relaxamento para alunos e professores.

A coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped/Semed), Maíra Ielena Cerqueira, destaca que as ações do PSE reforçam um dos princípios dessa gestão: a intersetorialidade. “De modo conjunto, fortalecendo as parcerias, oferecemos não apenas a avaliação das condições de saúde dos nossos alunos e alunas, mas também promovemos ações educativas de promoção à saúde. É importante frisar que o PSE atua conforme 12 eixos de ação, e um deles é justamente o da cultura da paz. Promover a cultura da paz é cuidar da saúde do corpo e da mente dos nossos estudantes”, afirma.
 
A referência técnica do PSE na SMS, Aline Barros, conta que, só nesses dois primeiros dias, os estudantes da Emef já participaram de avaliação antropométrica, acuidade visual, e ações de educação à higiene bucal, higiene corporal e ao Aedes aegypti. “Quando a escola retornar de férias, a UBS vem aqui fazer o planejamento para dar continuidade e inserir também a vacinação. Então os alunos que têm necessidade de encaminhamento por causa de sua saúde nutricional ou oftalmológica, por exemplo, serão encaminhados para especialistas”, conclui.

De acordo com a diretora da escola, Roseli Sousa, as ações do PSE são sempre bem-vindas na Emef, já que a saúde da criança influencia muito na sua aprendizagem e desempenho escolar. “Nós comemoramos bastante o trabalho do PSE por aqui. É bom ver toda a comunidade escolar participando e se envolvendo para zelar pela saúde dos nossos alunos. Lembrando que um dos critérios da matrícula é a entrega do cartão de vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS). Então, garantir a saúde de forma constante vem sendo papel dessa escola”, garante.

Saúde dos professores
 
Ainda segundo Roseli, equipe gestora e professores  somam-se aos esforços da equipe da UFS e também são presenteados com cuidados à sua saúde. “Os professores também terão atenção à sua saúde e auxílio na prevenção de doenças. Nos dias 5 e 6 de fevereiro, serão promovidos exercícios para prevenir o estresse, e também uma palestra sobre a Síndrome de Burnout para os professores. Com o término das ações, dia 6, terá reunião da equipe diretiva com representantes do PSE, para balanço das ações desenvolvidas”, explica.