IntegraSER promove valorização dos trabalhadores da Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
23/01/2018 17h19

Pensando em proporcionar aos trabalhadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos um dia de atividades recreativas e reforçar as relações interpessoais, a Secretaria da Assistência Social, por meio da Proteção Social Básica, realizou o I IntegraSER, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 23, no Parque Governador Augusto Franco.

Integrar: incluir alguém em um grupo, sentir-se membro, estar aconchegado. O IntegraSER é um dia voltado para o compartilhamento de afeto entre os trabalhadores da Proteção Social Básica. As equipes, que trabalham continuamente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), participaram de jogos recreativos, aulas de ballet fitness, sessões de reiki, massagens relaxantes, acupuntura e fitoterapia, além de uma roda de conversa "Por uma cultura da Saúde Mental" com o psicólogo e idealizador da campanha "Janeiro Branco", Leonardo Abrahão.

A vice-prefeita e secretaria da Assistência Social, Eliane Aquino, explica que o IntegraSER é uma oportunidade para que a gestão possa entrelaçar mãos e propósitos com os educadores e técnicos de referência que atuam na Proteção Social Básica (PSB). "Esse é um dia diferenciado pra eles, porque há muito tempo esse tipo de ação não era realizada pela Assistência. O nosso objetivo é que esses trabalhadores se sintam valorizadas. O brilho nos olhos deles hoje é muito parecido com o brilho dos olhos das nossas crianças durante a execução dos nossos serviços, e é justamente esse exercício gostoso de empatia que nós queremos proporcionar. Uma secretaria de Assistência Social trabalha com as pessoas e isso inclui totalmente os nossos trabalhadores, que são profissionais exemplares, mas também são sujeitos sociais, de direitos e que merecem ser aconchegados".

De acordo com Lara Santos, gerente da PSB, o IntegraSER é uma oportunidade de agradecer aos trabalhadores pelos serviços prestados em 2017 e estimulá-los a fazer com que 2018 seja de ainda mais atividades para a população. "Eles nos fazem tão bem que também queremos fazer isso por eles". É basicamente esse verso de Lulu Santos que resume o meu sentimento em relação aos trabalhadores dos Cras. Quando um trabalho é bem executado, realizado com afinco e alegria, é absolutamente natural que nós queiramos retribuir todo esse empenho, e a nossa forma de agradecer é através do IntegraSER, que está em sua primeira edição, mas já demonstrou ser um sucesso. Iremos organizar novas edições e ampliar a sua abrangência".

Trabalho integrado

As parcerias estão sempre presentes nas atividades que a Secretaria de Assistência realiza. Neste evento, a Secretaria Municipal da Juventude do Esporte (Sejesp), o Movimento Popular de Saúde (Mops) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP) foram essenciais.

"Poder contar com tantas entidades parceiras e prontas para fazer das atividades da Assistência eventos realizados a várias mãos, de acordo com o potencial de cada um, é muito bom. Compreendemos que somente através das parcerias podemos avançar mais e é exatamente isso que aconteceu no IntegraSER, que se tornou um evento de baixo custo, mas rico em capital humano", explica Lara Santos.

Janeiro Branco

Idealizador da campanha Janeiro Branco, Leonardo Abrahão é psicólogo e está viajando por todo o Brasil para disseminar a cultura da Saúde Mental. Para ele, encontrar uma cidade onde a saúde mental está sendo trabalhada na prática, principalmente pela administração pública, é uma grata surpresa. "É uma atividade maravilhosa! Muita gente está começando a pensar na saúde mental como uma necessidade e é essa ideia que queremos espalhar por todo o país. Ter a oportunidade de dialogar com um time de educadores sociais e técnicos de referência, que participam da formação de crianças, por exemplo, é bastante significativo. Esse evento é realmente um exercício prático de saúde mental e de tudo que estamos falando pelo Brasil".

Cuidar de quem cuida

Daniela Lima é educadora social há oito anos e atualmente trabalha do Cras Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa. Para ela, o IntegraSER é um momento onde os vínculos são fortalecidos. "Eu me sinto realmente cuidada. Esse tipo de atividade faz com que nós nos sintamos valorizados. O IntegraSER nada mais é do que a demonstração, de forma prática, da proximidade de diálogo que essa gestão tem conosco. Nos sentimos importantes e peças fundamentais para a promoção da assistência social em Aracaju. E quando essa valorização vem acompanhada de uma massagenzinha a gente aproveita, né?".