Adolescente do Cras Maria Diná Menezes irá representar Sergipe no Conanda

Família e Assistência Social
24/01/2018 17h02
Início > Notícias > Adolescente do Cras Maria Diná Menezes irá representar Sergipe no Conanda

Muitas vezes a sociedade rotula as ideias das crianças e adolescentes como fantasiosas e não dignas de atenção. Mas, na Secretaria Municipal da Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), as pessoas dessa faixa etária aprendem a se expressar e colocar em pauta seus anseios. Um exemplo disso foi a oficina de formação que escolheu dois adolescentes para representarem o estado de Sergipe no Comitê Permanente de Adolescentes do Conselho Nacional de Crianças e Adolescentes (Conanda), na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT).

Para a presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Luzijan Aragão de Almeida, a importância da participação dos adolescentes no Comitê Nacional é muito grande "Esses adolescentes têm a oportunidade de expor suas demandas, de protagonizar as decisões a respeito de suas vidas e nós ficamos muito felizes por ouvirmos tantos adolescentes extremamente conscientes de seus papéis na sociedade".

Gleicy Kely Goes é educadora social do Cras Santa Maria e explica como as crianças e adolescentes aprendem sobre seus direitos no centro de referência. "Nós estimulamos os nossos educandos a refletirem sobre seus direitos políticos e sociais. Como esse tipo de assunto não é abordado em sala de aula, fica a cargo da família e do Cras discutir com as crianças e adolescentes sobre o tema. E quando eles chegam nesses ambientes e dão um show, como foi hoje. Ficamos emocionados".  

"Nós sabemos do que precisamos, quais são as nossas angústias e anseios. Nós sabemos o que nos faz falta e precisamos falar, porque a nossa voz não pode ser abafada. Quando uma pessoa se torna consciente de seus direitos e de sua força na sociedade, não há como voltar atrás. Não somos confusos e indecisos, sabemos muito bem o que queremos e vamos lutar da nossa forma para que cada vez mais adolescentes sejam ouvidos", afirma Jeferson Santos, de 16 anos, educando do Cras Maria Diná Menezes, no bairro 17 de Março, que foi eleito como suplente para representar Sergipe no  Comitê Permanente de Adolescentes do Conanda.