Último Ocupe a Praça de Verão homenageia a cultura indígena

Funcaju
24/01/2018 23h10
Início > Notícias > Último Ocupe a Praça de Verão homenageia a cultura indígena


O projeto Ocupe a Praça realizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), unidade da instituição, mais uma vez abrilhantou a praça General Valadão e o seu anfitrião, o Centro Cultural de Aracaju. Desta vez, a cultura indígena foi o grande complemento do evento que aconteceu na noite desta quarta-feira, 24.
 
O Ocupe a Praça de Verão, edição especial do evento que aconteceu durante três dias no coração de Aracaju, e abraçou diversas causas sociais. A última delas, a cultura indígena, foi muito bem representada através da ‘Mostra de Filmes Indígenas’ de curadoria do poeta e ativista de cinema indígena, Pedro Bomba. Dentre os filmes exibidos na mostra, os destaques foram o curta “Ava Ivi Vera” e o longa “Ava Marangatu”, ambos produzidos e dirigidos por índios da Tribo Guarani Kaiowas, em Mato Grosso do Sul.

“Esses filmes foram produzidos em dois anos e divididos em duas etapas, sendo a primeira delas a realização de oficinas de produção e direção de imagem. Após as oficinas os índios fizeram toda filmagem e captação de sonoras. A segunda etapa foi o processo de montagem, onde os profissionais responsáveis por monitorar explicaram como era realizada a seleção das imagens, áudios e as técnicas de edição. Apesar das dificuldades, os resultados ficaram ótimos”, explicou Pedro Bomba durante o debate que aconteceu após as exibições. 
 

Uma das missões do projeto é a geração do debate. Algo que vem surpreendendo muita gente como é o caso da publicitária mineira, Lívia Marina de Oliveira Cerqueira, que está a passeio na capital sergipana e resolveu conhecer o Ocupe a Praça através de indicação dos amigos. 
 
“Eu achei o projeto fantástico e muito importante. O tema selecionado para complementar a noite de hoje do evento é bastante pertinente. É preciso que seja debatido, analisado e entendido. É algo que nos tira da zona de conforto e nos faz refletir sobre a nossa identidade e a importância do povo indígena para a nossa sociedade”, observa Lívia.

Terra e Luz

Outro filme exibido na última edição de verão do Ocupe a Praça foi o “Terra e Luz”, filme goiano dirigido por Renné França. O longa, que tem duração de 73 minutos, retrata a vida de pessoas que vivem em locais de extrema desolação, áspero e escasso de alimento. Destaque em vários festivais, a obra ganhou vários prêmios e conquistou a crítica cinematográfica brasileira. A composição da narrativa do filme lembra a série norte-americana The Walking Dead.
 

Ocupe a Praça de Verão
 
O Projeto Ocupe a Praça já é conhecido pelos aracajuanos. Onde na primeira e última quarta-feira de cada mês é realizado no Centro Cultural de Aracaju e na praça General Valadão. O evento, que já faz parte do calendário da cidade tem agradado muito os aracajuanos e turistas que comparecem para conferir o projeto.
Essa edição especial, que fez alusão ao verão, estação mais quente do ano, e bastante badalada no Nordeste brasileiro, aconteceu nas quartas-feiras de 10 a 24 de janeiro e contou com apresentações de DJs, VJs, exibição de produtos cinematográficos, bazares, feira gastronômica e muita gente legal. 

De acordo com a coordenadora do NPD e responsável pelo projeto, Carol Westrup, o projeto tem como proposta da luz a praça General Valadão e ocupar o Centro Histórico da capital sergipana com arte e cultura. “O que queremos é ver essa praça lotada, cheia de gente do bem. Essa é uma nova oportunidade de lazer que estamos dando ao povo aracajuano e também aos nossos visitantes. Ocupando o centro da cidade, tornando-a em um espaço mais democrático, plural, onde as pessoas possam se sentir à vontade. Enaltecendo esses espaços e oferecendo arte, cultura e o melhor da gastronomia”, explicou.
 
Carol antecipou ainda, que para entrar em clima de carnaval no próximo dia 7 de fevereiro o projeto promoverá um bloco bem especial. “Vamos fazer uma linda prévia de carnaval e queremos convidar a todos para se divertirem no bloco “Ocupe o meu coração”, que com certeza será muito lindo”, destacou.