Escolas da rede municipal de Aracaju recebem melhorias estruturais

Educação
26/01/2018 16h36

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem realizado reparos nas estruturas físicas das escolas da rede municipal da Educação. Uma dessas escolas é a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nunes Mendonça. A ação integra uma série de melhorias nas escolas que está sendo executada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). A escola atende 320 crianças do bairro Atalaia e a comunidade já está tendo acesso a essas melhorias.

Na unidade de ensino estão sendo executados serviços de troca de forro, substituição de calhas de luminárias, troca de lâmpadas e de reatores, troca das descargas sanitárias, fiação elétrica dos banheiros, bem como a recuperação da calçada e a adaptação para a acessibilidade de pessoas com deficiência na calçada e nos banheiros da escola.

Para a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, as reformas e melhorias estruturais são prioridades da administração municipal. Ela explica que todos os esforços estão sendo feitos para que as escolas funcionem de forma adequada. " Encontramos, em 2017, muitas escolas completamente desgastadas, necessitando de grandes intervenções, mas tivemos que fazer toda a rede voltar a funcionar com seus serviços, discutir os projetos pedagógicos a serem implementados para garantir o ensino-aprendizagem de qualidade. Tivemos, também, que enfrentar o problema de falta de professor em sala de aula, além de uma série de outras questões. Estamos fazendo a manutenção das escolas que apresentam necessidades mais emergenciais e 2018 continuará sendo sendo de muito trabalho nas demais unidades", garante a secretária.

A diretora da unidade de ensino Ivanildes Santos, reconhece o esforço feito e conta que as melhorias já estão dando um impacto muito positivo na escola. "Esses reparos eram antigas reivindicações nossas, mas que só estão sendo executados na atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e da secretária Cecília Leite. São ações que mudarão a rotina da comunidade escolar e de nossos pequenos. Uma troca de forro, por exemplo, parece algo simples, mas nós atendemos crianças que apresentam quadros alérgicos devido à poeira e às condições climáticas, mas depois da substituição a gente percebeu que as crises alérgicas diminuíram e nós ficamos muito felizes com isso", destaca.

Outras escolas estão recebendo intervenções no que concerne à melhoria estrutural, como é o caso da Escola de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Atalaia, a Emef Jornalista Orlando Dantas, bairro Olaria.  Para além disso, a atual gestão está reformando a Emef Carvalho Neto,  entregou a Escola de Ensino Infantil Doutor José Calumby Filho, no bairro 17 de Março e está finalizando a construção da primeira Emef no mesmo bairro, que será inaugurada ainda no primeiro semestre de 2018.