Alunos e professores unem-se em mutirão para cuidar da Emef Jornalista Orlando Dantas

Educação
27/01/2018 09h57

Para ajudar na conservação do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria, alunos e professores participaram de um grande mutirão de limpeza e conservação. A atividade acontece durante toda a manhã deste sábado, 27, e tem como objetivo disseminar o sentimento nos alunos sobre a importância da preservação do espaço público que serve a todos.

A atividade contou com a participação voluntária de 70 pessoas, entre os alunos dos 6°, 7°, 8° e 9° anos, professores e equipe diretiva. Foram realizados serviços de pintura em algumas salas e corredores, a lavagem das carteiras escolares e das salas de aula, a limpeza dos armários e dos quadros negros, uma pequena capinagem e o descarte dos equipamentos que não têm mais utilidade.

A diretora da Emef, Soray Brito Dantas, explicou que o projeto do mutirão tem como metas despertar nos alunos o sentimento de pertencimento à escola. " Queremos agregá-los à unidade de ensino e incentivá-los a mostrar como é a escola que eles querem ter”, afirmou.

A diretora adjunta, Rute Cruz Nascimento, falou sobre o envolvimento dos alunos. “É muito bom ver esses meninos aqui se preocupando com sua escola, entendendo que é esse espírito de preservação que deve ser alimentado durante todo o ano, eles passam isso para os seus colegas. Atividades como esta fazem com que eles se sintam donos das escola e que com isso conscientizem seus colegas sobre a importância da limpeza e da não danificação dos equipamentos”, explicou.

Alana Grazielle Santos de Jesus, 13 anos, é aluna do 7° ano e foi uma das primeiras a chegar para participar do mutirão. “Eu vim cedo, porque quanto mais a gente fizer pela nossa escola melhor. A gente sabe que cuidar da escola é uma obrigação de todos, mas eu me sinto muito feliz de estar aqui com as minhas amigas hoje, porque quando a gente se une dá para fazer muita coisa”, disse a aluna, lavando as carteiras junto com as suas amigas.

Já para Jhones Weslley Bispo dos Santos, 14 anos, o mutirão foi uma oportunidade de unir ainda mais os alunos e professores. “A gente fica contente porque essa limpeza une ainda mais a gente, aqui todos que estão trabalhando, estão se ajudando e isso une os alunos e os professores e é muito bom ver que o resultado desse trabalho vai beneficiar tanta gente, vai beneficiar toda a escola", disse.

Reparos

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem realizado reparos nas estruturas físicas das escolas da rede municipal da Educação. Uma dessas escolas é a Emef Jornalista Orlando Dantas. O muro da escola está sendo recuperado e aumentado, antiga solicitação ds comunidade por conta da vulnerabilodade e a casa de gás da cozinha foi reconstruída.