Bullying é tema de diálogo com estudantes da rede municipal

Educação
29/01/2018 15h40

Nesta segunda-feira, 29, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no bairro Cidade Nova, participaram de palestra sobre bullying. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), resultado da Secretaria Municipal da Educação (Semed), junto à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que nesta ação, contou com a parceria do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob orientação da professora Salvyana Sarmento.

As ações do PSE na Emef Geraldo Barreto vêm acontecendo durante todo o mês de janeiro, incluindo atividades de prevenção e promoção à saúde, como pesagem, acuidade visual, atenção à saúde bucal, palestras sobre alimentação saudável, sobre bullying e atividades de relaxamento. A diretora da Emef, Roseli Sousa, explica que cada turma recebeu dois graduandos de Medicina que promoveram diálogo e desenvolveram dinâmicas com as crianças e jovens da escola.

Roseli ressalta que ações como essa possibilitam que os alunos adquiram um conhecimento que pode ser compartilhado, também, fora do espaço escolar. "A escola é um lugar que pode proporcionar a educação para o respeito, boas atitudes e fazer com que crianças e jovens refletam sobre as vantagens de uma convivência pacífica entre grupos. Essa é uma sementinha que eles vão multiplicando lá fora. Aprendem, aqui, e quando chegam em casa, conversam com a família sobre o que viram, até mesmo agem com mais consciência, com o cuidado de respeitar o outro", afirma.

Como uma das palestrantes, a estudante de Medicina, Mirella Augusta Bispo, relata que o projeto tem sua importância em vários âmbitos, principalmente pela experiência e contato com diversas realidades. "É maravilhoso sentirmos que a escola nos acolhe e soma forças para construirmos um mundo melhor. Ficamos muito animados em vir, promover a saúde com conversas, dinâmicas e ensinando a levar isso para suas famílias, seus amigos. Essas crianças são o futuro do nosso país e, sabendo disso, é gratificante vermos claramente que aprenderam e vão sair daqui mais preparadas", expressa.

Já a aluna do 2º ano, Laura Evelyn, de 8 anos, demonstra ter compreendido bem a intenção da palestra. "Gostei muito de ter conhecido mais sobre o que é bullying. É muito ruim machucar alguém com nossas palavras ou com agressão. Hoje entendi melhor porque tenho que respeitar se o colega é diferente de mim, que nunca podemos bater em ninguém. Tiveram as brincadeiras, todo mundo se abraçou e prometeu nunca brigar", conta.