Parceria com Ipesaúde promove exames preventivos no Centro Administrativo

Planejamento e Orçamento
31/01/2018 14h39

Uma ação de cunho didático para mostrar a importância dos cuidados preventivos com a saúde. Esse foi o intuito da ação realizada em parceria entre a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), com a realização de aferição de pressão arterial e medição de glicemia nos servidores municipais, ativos e inativos, que se encontravam no Centro Administrativo Aloísio Campos. A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 31.

De acordo com o secretário da Seplog, Augusto Fábio Oliveira, esta é uma ação alinhada com os propósitos da administração. “Nosso Planejamento Estratégico, inclusive, tem um dos seus principais eixos voltados à promoção de qualidade de vida para os servidores. Os cuidados preventivos de saúde são primordiais, e essa ação atinge diretamente esta premissa”, aponta o secretário.

Uma das servidoras que aprovou a ação foi a engenheira florestal Heloísa Thaís Souza, que ressaltou a importância dos cuidados preventivos. “Logo que soube dessa ação, vim realizar as verificações. Acho fundamental adotarmos medidas preventivas e essa ação, realizada no ambiente de trabalho, é extremamente importante para chamar nossa atenção em relação a estes aspectos”, destacou.

O aposentado Messias Araújo, que estava no Centro Administrativo em busca de uma documentação, também aprovou a medida. “Acho muito importante que um serviço como esse seja trazido aos servidores. Mesmo aposentado, aproveitei e vim verificar a pressão e a glicemia”, afirmou.

Cuidados Necessários

A enfermeira Stephane Sampaio, coordenadora do Programa de Prevenção mantido pelo Ipesaúde, destaca que cuidados básicos podem prevenir problemas gravíssimos de saúde. “Temos uma estatística que mostra que, pelo menos 50% das pessoas estão descompensadas ou na pressão arterial ou na glicemia. Estes são indicadores fundamentais do estado de saúde. Se devidamente gerenciados, problemas muito graves podem ser evitados. Esse é o sentido dessa ação que, além da aferição, também traz informações sobre hábitos saudáveis e os demais cuidados preventivos”, evidenciou a enfermeira.

Para a diretora de Promoção à Saúde do Ipesaúde, Tassiana Carvalho, essa ação tem uma importância ímpar na razão de ser da autarquia em relação aos servidores públicos. “Estamos iniciando o ciclo 2018 dessa ação que será levada a diversos órgãos públicos. Os servidores municipais são o nosso segundo maior público, ao lado dos servidores estaduais. Nossa meta é fazer com que a prevenção evite o agravamento do estado de saúde, sequelas graves ou até a morte por falta de prevenção. Acreditamos que a informação é a grande arma para que as pessoas evitem essas complicações”, pontua a diretora.

Um novo ciclo dessa ação já está em fase de agendamento para oferecer o serviço aos demais servidores municipais.