Comunidade do bairro Cidade Nova recebe orientações para formação de Núcleo Comunitário de Defesa Civil

Defesa Social e Cidadania
31/01/2018 23h32

Com objetivo de fortalecer as ações preventivas em áreas de risco, além de  incentivar e orientar a formação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Nudec -  a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), dialogou com a comunidade do bairro Cidade Nova, na noite da última quinta-feira, 31.

Na ocasião o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, teve a oportunidade de ressaltar a importância da colaboração dos moradores para efetivação das ações necessárias à redução de riscos e segurança da população. "É muito importante que todos estejam engajados no sentido de colaborar para que os transtornos, especialmente no período das chuvas, sejam evitados ou minimizados", destacou.  

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, proporcionou aos moradores informações sobre medidas que podem auxiliar na identificação dos riscos, além de indicar cuidados necessários para evitar acidentes.  "A reunião de hoje teve por objetivo a mobilização geral, para que as pessoas saibam que a formação do Nudec será iniciada. A colaboração dos voluntários, que irão integrar os núcleos, possibilitará o compartilhamento de informações entre a Defesa Civil e as comunidades, com intenção de agir de forma rápida e precisa, especialmente, em momentos de adversidades.

Morador do bairro Cidade Nova, há 30 anos,  Jeová Souza, comemora a presença da Defesa Civil no local. Ele que vivenciou os transtornos provocados pelas chuvas, em outros períodos, está otimista com o processo de formação do Nudec. "Essa área sempre teve problemas com as enchentes, deslizamento de terra, desabamento de casas. Essas são situações que fazem parte do histórico dessa região. Ter essa maior proximidade com a Defesa Civil  representa um avanço. Além disso, as ações que a prefeitura vem realizado nos últimos tempos tem melhorado a situação", declarou.

Além das reuniões que vem sendo realizadas para orientar a população, houve a criação de um grupo através do aplicativo WhatsApp, do qual faz parte Cristiane dos Santos, 37 anos de idade. "É uma forma de estarmos mais próximos da Defesa Civil. Facilita muito essa comunicação. Somado a isso, as informações compartilhadas pela equipe nos ajuda a identificar, com mais facilidade as situações de risco. Agora sabemos a quem recorrer quando houver necessidade", avaliou.

Entre as orientações compartilhadas pelo coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, esteve o alerta para os prejuízos que as plantações de bananeiras podem provocar em áreas de encostas. Everaldo Silva, 44 anos, se surpreendeu com o conteúdo apresentado. "Foi interessante saber que não é adequado colocar bananeiras na encosta, no fundo da residência, pois, como o major informou, deixa a terra muito úmida e pode contribuir com um deslizamento. Com isso já vamos incentivar as pessoas a não fazerem. Estou me sentindo orgulhoso por fazer parte desse grupo. Espero que possamos trazer bons resultados e  prevenir os acidentes",  disse o morador.

A reunião contemplou informações sobre  o funcionamento do Nudec, a programação elaborada para os próximos encontros, além de informações sobre o processo de formação dos voluntários. "Enfatizamos que ainda há tempo para que outras pessoas da comunidade passem a fazer parte do Nudec", destacou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.