O cuidado com o meio ambiente é um compromisso com o futuro, por isso o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju prevê plantar 40.000 mudas de árvores na cidade até 2020. Para atingir o objetivo, a gestão começou a reforma do horto municipal. Com um orçamento de R$ 400 mil, o projeto disponibilizará uma infraestrutura moderna para engenharia florestal e um espaço para que os aracajuanos conheçam mais sobre a flora da cidade.
A modernização do espaço localizado no Parque da Sementeira é imprescindível para garantir uma capital mais arborizada e, consequentemente, mais bonita e agradável para os aracajuanos. O projeto anda em ritmo acelerado e está dividido em diversos estágios que estão sendo realizados simultaneamente. “A reforma consiste em seis etapas: mapeamento e redefinição da planta do horto, reformulação das plantas baixas, construção da cerca ao redor do local, requalificação do sistema de irrigação, reestruturação do sistema de produção de mudas (com a construção de novas estufas) e, por fim, transformar o local em um parque educativo”, explica a engenheira florestal Carla Zoaid.
A reforma também é uma oportunidade de reparo ambiental por parte de empresas que em algum grau causaram degradação. Através do mecanismo de compensação ambiental, os empreendimentos podem reverter as multas recebidas ao ajudar no desenvolvimento da reforma. Foi desta maneira que a cerca que fica ao redor do horto pode ser colocada. “A compensação ambiental é importante, pois permite que o poder público acelere a execução de determinadas demandas, desburocratizando o serviço. Por outro lado, a empresa também é beneficiada com abatimento no valor da multa, por exemplo”, ressalta Vitor Melo, coordenador do Horto Municipal.
No ano passado mais de cinco mil mudas foram plantadas, prioritariamente nas grandes avenidas e parques da cidade. As espécies em sua maioria são escolhidas para proporcionar a maior sombra possível, aumentando a sensação de bem-estar e diminuindo as ilhas de calor da capital. “O horto compreende 48 espécies de plantas, entre elas medicinais, ornamentais e essências florestais. A prioridade são as espécies da mata atlântica, por ser um bioma degradado e pela semelhança climática. No total, 14.387 mudas desses diversos tipos de árvores estão sendo cuidadas no local”, afirma Vitor.
Uma muda dessas demora entre 10 e 15 anos para que se torne uma árvore adulta e cumpra seu papel com maior efetividade, por isso a população precisa reafirmar o cuidado com o desenvolvimento da planta. “É extremamente importante que os cidadãos adotem o plano de arborização da cidade, porque com o cuidado da comunidade a probabilidade da muda tornar-se uma árvore adulta aumente consideravelmente. Então, é um compromisso entre o poder público e a sociedade para uma cidade melhor”, aponta Carla.
A Prefeitura de Aracaju mostra um compromisso além do imediatismo de um mandado político. A cidade está sendo planejada para alcançar um futuro próspero e sustentável, na vanguarda da revolução ambiental necessária para a preservação da espécie humana no nosso planeta.