Projeto na Emef Elias Montalvão incentiva o hábito da leitura

Educação
05/02/2018 17h30
Início > Notícias > Projeto na Emef Elias Montalvão incentiva o hábito da leitura

Durante todo o ano de 2017 os alunos, os professores e a equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, localizada no bairro Mosqueiro, estiveram envolvidos no projeto 'Meu Hábito é a Leitura'. O projeto culminou em um sarau realizado no pátio da escola na manhã desta segunda-feira, 5, e também contou com o lançamento do livro "O Nosso Lugar", escrito por alunos do 5° ano.

O sarau do projeto teve a participação das turmas do 1º ao 5º ano e contou com apresentações relacionadas às atividades de leitura feitas em sala de aula, como pinturas, desenhos, poesias, contos, quadrinhos, criação e contação de histórias. E a culminância do projeto também foi um momento marcante para muitos alunos em razão do lançamento do livro 'O Nosso Lugar', com 25 poemas escritos por cada um dos estudantes do 5º ano. A produção é baseada na vivência de cada aluno com o lugar onde mora, o Mosqueiro. Nele há as características e costumes que são vivenciados pelos alunos da região. O rio, a Orla Pôr do Sol, as comunidades ribeirinhas, a pescaria e a natureza abundante são aspectos bastante abordados por esses novos escritores.

A diretora adjunta da Emef, Jaqueline Melo, ressalta que esse tipo de trabalho tem a importância de trazer para os estudantes a questão do pertencimento. “Desse modo, através da leitura há, ainda, a abordagem sobre a valorização local, com foco em fazer com que cada um deles desperte o olhar para enxergar, de forma diferenciada, o que está em sua volta. É um conhecimento que cresce. Eles aprendem sobre o papel que têm na comunidade e sobre a responsabilidade ou cuidado que devem ter com o lugar onde vivem”, pontua.

O projeto

Como coordenadora pedagógica da Elias Montalvão, Sandra Lisboa, conta que os professores tiravam um dia na semana para que, por duas horas, os alunos exercitassem os gêneros textuais. Sandra afirma ter ficado encantada com o resultado do projeto.  “Percebo que melhoraram muito a leitura, tanto que conseguem recontar, com segurança, histórias de outros livros, seja de forma escrita ou oral. É encantador ver onde conseguiram chegar, apresentando trabalhos de qualidade e de forma prazerosa. E nossa intenção é justamente que aqui na escola seja implantada uma semente que faça nascer o costume de ler não só por obrigação, mas por escolha de conhecerem mais, se divertirem e poderem alcançar outros benefícios através dos livros”, explica.