Prefeitura de Aracaju atende solicitação de moradores no bairro Inácio Barbosa

Defesa Social e Cidadania
06/02/2018 14h25

Preocupada com a erosão às margens do rio Poxim, os equipamentos situados em seu entorno e a conservação da área verde no bairro Início Barbosa, dona Izolina Alves Costa, 58 anos, mais conhecida como Lili, buscou a ajuda da Prefeitura de Aracaju. O contato estabelecido através das redes sociais do prefeito Edvaldo Nogueira teve uma resposta imediata, o que revela a atenção concedida à população.

A solicitação realizada na segunda-feira, 5, resultou na realização de uma vistoria conduzida pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, na manhã desta terça-feira, 6.  "Recebemos a determinação do prefeito para vir aqui, hoje, e de imediato realizamos a vistoria. De fato, a situação era arriscada e necessitava de uma intervenção. Nós não temos como estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas com a parceria da população a Prefeitura consegue otimizar os trabalhos desenvolvidos em prol de melhorias para os munícipes", destacou o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida.

Dona Lili acompanhou todo o processo de vistoria e ficou muito satisfeita. "Eu achei excelente essa resposta rápida que recebi do prefeito Edvaldo Nogueira. Fui atendida de imediato. Eu quero agradecer ao prefeito e à equipe que veio aqui hoje. Torcemos para que consigamos melhorar as condições dessa área", ressaltou.

Consciente do seu papel e de toda a comunidade, a moradora apela para que os moradores adotem medidas positivas em relação à conservação da área. "A gente pede não é só aos órgãos competentes. A população também, principalmente os moradores. Infelizmente tem alguns que contribuem para a degradação, jogando lixo no rio, inclusive material de construção", disse Izolina Costa.

Dona Ana Rita de Alcântara Souza, 75 anos, também é moradora do bairro. Ao passar pelo local e constatar a atuação da Prefeitura de Aracaju comemorou as providências adotadas. "É muito importante, porque, com a manifestação da população o poder público toma conhecimento das necessidade reais da coletividade. Além disso, está sendo positivo, pois ,a presença da equipe impõe mais respeito. Com essa ação se vê que a administração municipal está agindo em defesa do meio ambiente e da coletividade", avaliou.

Vistoria

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, foram verificados pontos em que o mirante, localizado na área indicada, encontra-se com cupim, assoreamento da estrutura de sustentação e afundamento de piso. "Baseados nessas patologias, nós decidimos interditar a área. Essa a medida mais drástica que a Defesa Civil pode adotar para evitar acidentes e garantir a segurança da população

As demandas da população à Defesa Civil de Aracaju podem ser realizadas através do número emergencial 199. " Através do 199 a ocorrência é cadastrada. O serviço pode ser acessado 24 horas por dia. Além disso, nos possibilita elaborar as estatísticas, em Aracaju, para adotarmos as medidas preventivas necessárias nos locais onde há o maior índice de ocorrências", explicou o major Sílvio Prado.