Usuários do Centro Dia festejam o Carnaval com Bloco da Inclusão

Família e Assistência Social
07/02/2018 17h57
Início > Noticias > 75247

Carnaval é tempo de diversão, de deixar a alegria predominar. Cheios de energia e felicidade, os usuários do Centro Dia participaram, na tarde desta quarta-feira, 7, do Bloco da Inclusão, organizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, através da gerência da Média Complexidade da Proteção Social, para promover uma tarde festiva para as pessoas com deficiência que são atendidas na unidade.

Marchinhas tradicionais de Carnaval, chuva de confetes e serpentinas. Festa completa e cheia de significados. Segundo a gerente da Média Complexidade, Lucianne Rocha, esse momento é muito importante para o fortalecimento da autoestima das pessoas com deficiência. "Nosso trabalho no Centro Dia tem como principais motes o desenvolvimento da autonomia, da independência e da inserção desse usuário em todos os espaços da sociedade. O Carnaval faz parte da convivência social e para esses usuários essa comemoração é algo muito importante. Especialmente se considerarmos que muitos desses usuários passaram por algum processo de isolamento social e agora estão saindo dele".

De acordo com Betânia Cardoso, educadora social do Centro Dia, o evento já faz parte do planejamento do equipamento, que sempre realiza eventos de cunho cultural e que promovem a integração. "É uma oportunidade excelente de promover neles uma mobilidade corporal e um incentivo à cultura mesmo, já que os festejos carnavalescos fazem parte do nosso calendário de festividades e sempre estão inseridos em nosso planejamento para que possamos desenvolver diversas potencialidades nos nossos usuários".

Suyane de Menezes tem 35 anos. Ela tem uma deficiência mental moderada e ama participar de todos os eventos promovidos pelo Centro Dia. Para o Bloco da Inclusão, Suyane se vestiu de Mulher Maravilha. "É muito massa estar aqui. Eu gosto de dançar e brincar com meus amigos e aqui no Centro Dia a gente faz muito isso. Amo o Carnaval e amo o Centro Dia".