Operação Cidade Limpa: Emsurb intensifica fiscalização

Serviços Urbanos
08/02/2018 17h15

Organizar os espaços públicos da cidade. Este é um dos principais objetivos da Prefeitura de Aracaju que, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu continuidade, nesta quinta-feira, 8, à Operação Cidade Limpa, com a remoção de publicidade irregular nas principais avenidas e rodovias que cortam a capital. 

Dentre os alvos da operação, iniciada no ano passado, estão faixas, banners, cavaletes, outdoors, contêineres, flâmulas, placas, front light, black light, além de  outros tipos de divulgações expostas nos espaços públicos, inclusive em postes. A ação está baseada na Lei Municipal nº 4.422/2013, aprovada pela Câmara de Vereadores em 23 de agosto de 2013.

Os técnicos iniciaram o serviço na rua José Francisco Matias, no Mosqueiro, passando pela avenida Augusto Franco, no bairro Getúlio Vargas, onde foram feitas as retiradas de painéis front light que estavam abandonados. Já na avenida Inácio Barbosa, na Aruana, um contêiner, que estava ocupando o espaço público de maneira irregular também foi removido.

“Além de poluir visualmente a cidade, esse tipo de publicidade oferece riscos para a população. Nossas equipes estão se deparando com placas com um alto índice de oxidação, o que pode a qualquer momento causar um acidente. Por isso, estamos intensificando nossas ações por toda a capital”, explicou o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo.

Conscientização

“Queremos conscientizar os empresários e comerciantes sobre a importância da instalação de publicidades de maneira regular. Quem continuar a agir de forma irregular será notificado. Aplicaremos as penalidades que estão previstas em lei, tanto para a empresa que produz como para as que fazem a instalação”, enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Para saber se está dentro do padrão instituído por lei, o proprietário do estabelecimento comercial deve procurar a Coordenadoria de Controle de Publicidade Visual da Emsurb, localizada na sede da Direpa no parque Augusto Franco (Sementeira).