Parceria alegra Carnaval do Abrigo Caçula Barreto

Assistência Social e Cidadania
08/02/2018 17h57

Por entender que o trabalho da administração pública também é a união de um esforço conjunto da sociedade e da gestão, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju tem agregado, junto aos seus serviços, o trabalho de vários parceiros. Tendo isso em mente, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 8, o Grito de Carnaval do Abrigo Caçula Barreto, com o apoio da ONG Caridade Aju. Através dos seus voluntários, a festa ganhou um pocket show da banda de reggae “Meados de Maio” para alegrar o ambiente e também um concurso de fitdance, onde crianças e adolescentes puderam se divertir e aprender as coreografias das músicas do momento.

Atualmente são atendidas no equipamento quatorze adolescentes e uma criança. Todas em situação de extrema vulnerabilidade. “O que percebemos é que são meninos e meninas com baixa autoestima e pouca socialização, com dificuldade de se integrar sem relações conflituosas. Estas atividades dentro da nossa festa de Carnaval vêm como uma forma de estimularmos a interação positiva, onde se possa entender que é possível criar laços com os outros de maneira alegre e saudável. Nosso trabalho é o de empoderamento e de abertura de um espaço para a convivência com pessoas de todos os círculos”, explicou Meiry de Santana, coordenadora do abrigo.

Meiry ainda falou sobre a importância do trabalho da ONG Caridade Aju. “A ONG está sempre com a gente desde o final do ano passado e já existe uma relação entre a entidade e as crianças e os adolescentes do abrigo. O estilo de música foi escolhido em conjunto e em todas as nossas comemorações, nós trazemos para cá os voluntários. Isso tem soado positivamente e contribui para que momentos como este aconteçam”, frisou.

“É preciso conhecer outras realidades além da nossa”, destaca a voluntária Fernanda Paz, que seguiu o caminho do voluntariado por influência da mãe. “Nós sempre buscamos as pessoas que mais precisam. Seja materialmente ou doando o nosso tempo e a nossa atenção, estando presentes. Hoje trouxemos uma professora de dança e a banda, mas da última vez que viemos, proporcionamos uma tarde de brincadeiras e também de rodas de conversa, para falar sobre assuntos importantes, deixando eles abrirem o coração para contar suas histórias de vida.”

Sorriso

Na tarde da última quarta-feira, 7, o Abrigo Sorriso também teve o seu momento carnavalesco. De acordo com o coordenador do equipamento, foi mais uma oportunidade onde as crianças puderam se integrar e se divertir. “Todos estiveram, ativamente, envolvidos no processo. Desde a escolha das fantasias, até a reflexão sobre as marchinhas de Carnaval. Quanto mais ações neste sentido nós realizamos, mais elas se aproximam. O clima muda, as crianças se aproximam e os vínculos se fortalecem.”