Porto Dantas e Jabotiana seguem em processo de implantação de Nudecs

Defesa Social e Cidadania
09/02/2018 14h50

É com o objetivo de auxiliar e capacitar a comunidade para a prevenção de riscos que a Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec) através da Defesa Civil de Aracaju iniciou o processo de implantação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec). O papel principal dos núcleos é  gerar maior interação entre a população que reside em áreas de risco da capital e a equipe da Defesa Civil.

Na última quinta-feira, 8, a equipe da Defesa Civil se reuniu com lideranças comunitárias dos bairros Porto D'antas e Jabotiana afim de discutir estratégias de divulgação para um curso de capacitação que será oferecido para os moradores interessados em participar do Nudec.

A senhora Lúcia de Oliveira, que vive no Porto D'antas há aproximadamente 20 anos, acredita que o Nudec será muito importante , em especial, no que se refere à autonomia construida entre os moradores no sentido de buscar as soluções adequadas para solucionar as adversidades que possam surgir. "É a comunidade se reunindo com o poder público. As pessoas devem ter interesse de compartilhar com todos e participar ativamente dessa experiência nova", conta a moradora, que afirma que os maiores problemas que ela observa no bairro são os desabamentos de casas localizadas em locais de risco e principalmente desmatamento de áreas de proteção.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, a iniciativa possibilitará maior agilidade ao atendimento de necessidades que possam surgir em situação de emergência. " Estreitar laços com a comunidade nos permite partilhar orientações para que os riscos sejam evitados ou mesmo para reduzir o tempo resposta às solicitações que possam surgir, especialmente no período com maior incidência de chuvas", ressaltou.  

A Defesa Civil está implantando Nudecs também nos bairros Cidade Nova e Zona de Expansão. As atividades junto às comunidades são frequentes e, cada vez mais, a população entende a importância de integrar o grupo comunitário para reduzir transtornos e contribuir com a segurança de todos.