Nasf’s atuam em parceria com a Estratégia da Saúde da Família

Agência Aracaju de Notícias
20/02/2018 07h15
Início > Noticias > 75362

Aumentar a resolutividade das ações da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Esse é um dos objetivos dos nove Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf’s). Eles foram criados pelo Ministério da Saúde (MS) em 2008 e implantados na capital em 2013. Os núcleos fazem parte da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e complementam o atendimento oferecido pelas equipes de Saúde da Família, em Aracaju.

As equipes do Nasf na capital sergipana são compostas por farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e professores de Educação Física. Eles trabalham integrados dando apoio a 22 Unidades de Saúde da Família. “Os núcleos estão espalhados pela cidade, em todas as regiões de saúde. Antes de o paciente ser atendido por um desses profissionais, ele passa por uma avaliação feita pela equipe de saúde da família para saber se precisa ser assistido por algum profissional do núcleo”, explicou a coordenadora dos Nasf’s, Clesimary Evangelista Molina Martins.

O atendimento aos aracajuanos é feito de forma individual na unidade de saúde ou na própria residência, a depender do caso. “Alguns usuários não conseguem ir até uma unidade e através dos agentes comunitários são demandados esses profissionais que fazem as visitas domiciliares. Essas visitas podem avançar para um atendimento e acompanhamento desse paciente”, colocou.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, foram realizadas 8.028 consultas individuais, 843 consultas familiar e 1.356 compartilhadas, em 2017.  Também no ano passado, foram feitas 1.724 visitas domiciliares e 4.449 acompanhamentos. Geralmente, esses acompanhamentos ocorrem nas unidades e domicílios.

Projetos

Além das atividades clínico-assistenciais, os núcleos desenvolvem atividades tecnopedagógicas. A maioria das equipes desenvolve projetos com idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos e escolares. O tema dos projetos é desenvolvido de acordo com o calendário da saúde. “Nós trabalhamos muito com projetos, desenvolvidos em todos os nove núcleos. São mais de 30, entre eles ‘Oficina da Memória, ‘Medida Certa’, ‘Cuidando do Cuidador’ e ‘Cuidando do Servidor’. Alguns deles funcionam há mais de dois anos, assim como tem projetos que começaram este ano”, acrescentou a coordenadora dos Nasf’s.