Reconstrução: mudança chega ao 17 de Março com obra estruturante

Obras e Urbanização
19/02/2018 16h46

Há exatamente um mês, o prefeito Edvaldo Nogueira assinava ordem de serviço de uma obra bastante sonhada pelos moradores do bairro 17 de Março: a infraestrutura da segunda etapa da localidade, que ganhará pavimentação, drenagem, sistema de esgotamento sanitário e sistema de abastecimento de água. Serão cerca de 20 vias públicas beneficiadas com saneamento básico e onde a Prefeitura investe quase R$ 14 milhões, conveniados com o Governo Federal.  Uma ação que modifica o modelo urbanístico das ruas, antes cheias de mato, quase intransitáveis, e que agora já apresentam uma paisagem bem mais adequada.

Bastante adiantada e com mais de 40% já executada, a obra vem deixando a população satisfeita, vibrando ao ver máquinas recortando terrenos, operários se revezando entre implantar a base, imprimação e meios-fios e montes de terra que serão utilizadas nas diversas fases dos serviços.

Nas ruas onde já houve imprimação, a próxima fase é limpar para colocar a camada de asfalto definitiva. Na parte da drenagem, os poços de visitas e bocas de lobo continuam sendo criados para interligar todo o sistema e desaguar no canal Santa Maria. Engenheiros da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) acompanham todo o trabalho, monitorando os pontos mais avançados e os trechos que necessitam de maior cuidado.

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"

De acordo com o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, esta é mais uma obra realizada no 17 de Março e que, junto à construção da USF (Unidade de Saúde da Família), Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), e da complementação da parte interna dos 16 blocos de apartamentos, totalizam cerca de R$ 20 milhões em investimentos, que vão mudar a vida de muitas pessoas que moram no bairro. "Há um conhecido poema de Fernando Pessoa, poeta português, que traduz exatamente este momento especial pelo qual passa a população do 17 de Março e que comprova o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira: 'Deus quer, o homem sonha, a obra nasce'", declara Ferrari, aproveitando para acrescentar que o ritmo da obra segue dentro do estipulado e conforme o clima se comporte, ainda, neste primeiro semestre, haverá mais celeridade.