Sejesp entrega certificados de curso de Espanhol

Juventude e Esporte
20/02/2018 16h04

Um mês após a abertura do curso básico de Espanhol, foi realizado nesta terça-feira, 20, o encerramento das atividades e a entrega dos certificados. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (SEEL), e a Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales (Aiesec), o curso teve início no dia 16 de janeiro.

O encerramento contou a presença do secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, que destacou o compromisso da secretaria com a ampliação de cursos para a juventude. "Fiz questão de estar presente neste momento, em reconhecimento a todos que participaram do curso e que hoje estão aqui para receber o certificado. Dentro da nossa pauta de juventude, temos o objetivo de trazer mais cursos de qualificação, sendo em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), como também com outros órgãos e instituições, a exemplo do Governo do Estado e a Aiesec", afirmou o secretário.

Com duração de seis semanas, as aulas ocorreram no Centro de Juventude, localizado no conjunto Augusto Franco, zona Sul da capital.  Para cada turma, foram matriculados  25 alunos que receberam certificados de conclusão de 20 horas cursadas.  Responsável pela entrega dos certificados, o diretor da Sejesp, Francisco Rodrigues, definiu o curso como mais uma ação positiva da atual gestão.

"O objetivo foi alcançado, pois os alunos que começaram do zero ampliaram seus conhecimentos sobre uma nova língua. A turma interagiu bastante no decorrer das aulas. Os alunos que apresentaram dificuldades com o idioma no começo, hoje já avançaram muito e passaram a tem noção de conversação básica, realmente, solidificada, com cumprimentos básicos. Sem contar que atingimos um objetivo maior, que é o de despertar na juventude a vontade de querer avançar", avaliou Francisco.


Novas experiências

Rita Maria de Oliveira, 66 anos, é dona de um estabelecimento na praia há 30 anos.  Com o diploma em mão, ela contou que percebeu a necessidade de aprender outros idiomas para atender melhor seus clientes. Pronunciando frases em espanhol, Rita relembrou que muitos chegavam a sua barraca fazendo pedidos, mas ela tinha dificuldade para compreendê-los.

"Essa experiência foi ótima, agradeço a todos que proporcionaram um curso como este, gratuito, e que costuma ser caro em escolas de idiomas. Foi muito proveitoso, principalmente, para comerciantes como eu. Foi a primeira vez que tive contato com a língua e, para mim, foi fácil. A educadora explicava tudo, respondia nossas dúvidas e nos tratava muito bem. Antes eu não sabia nem dar bom dia e hoje posso recepcionar uma pessoa que venha de fora, no meu estabelecimento. Eu tenho um barzinho e costumo receber muitos turistas, mas não sabia como abordá-los. Eles pediam e eu não sabia o que dizer. Agora será diferente porque tenho um diferencial dentro da minha profissão" expressou Rita.

Aos 50 anos, Maria Lenilza Santos afirmou que o curso foi uma grande oportunidade e o primeiro passo para realização do seu objetivo: cursar Letras. "Sempre tive vontade de fazer faculdade de Letras, com especialização em Espanhol, mas precisava ter certeza se tinha condições de levar adiante. Hoje vejo que sim. O curso foi uma abertura para o que eu pretendo fazer futuramente. Agora sei que posso ir além", revelou.  

Para outra aluna da turma, Fernanda Cristina Silva, o curso foi uma vantagem não somente para os iniciantes, mas também para quem já tinha contato com a língua. "Eu já tinha estudado espanhol no ensino médio e na faculdade, mas como eu tinha muito tempo sem praticar, o curso foi fundamental para que eu pudesse relembrar e aperfeiçoar a conversação. Na minha profissão esse curso é muito importante e pretendo colocar o conhecimento adquirido em prática assim que eu ingressar no mercado de trabalho. Sou bacharel em Turismo, então sempre procuro cursos voltados para minha área" ressaltou.

Satisfeita com o resultado obtido e arriscando-se nas primeiras palavras em português, a professora Lucía Echevere, declarou que o curso possibilitou uma grande troca de conhecimentos. "Foi incrível, maravilhoso. A classe é muito alegre e fico feliz em vê-los entusiasmados. Foi uma comunicação interessante, pois eu conheci mais do português e eles do espanhol. Foi um intercâmbio de idiomas", enfatizou a professora.