Ressaca do Carnaval promove interação social entre idosos

Agência Aracaju de Notícias
20/02/2018 17h52

Ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval, mais de 60 idosos brincaram e dançaram. Em cada movimento, a alegria de quem vê a vida com os olhos da experiência. A Ressaca do Carnaval, promovida pelo Asilo Rio Branco, localizado no bairro Grageru, foi animada por integrantes da Banda de Música da Polícia Militar.  Idosos do grupo ‘Jovem há mais tempo', da Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, do bairro Castelo Branco, participaram da festa.

Dona Maria Zélia Soares, de 74 anos, era só empolgação. A alegria dela contagiava a todos no salão. "Todos os anos eu estou aqui porque este momento é especial. A gente se diverte muito, faz amizades. É uma alegria enorme. Eu me sinto cada dia mais jovem", disse dona Maria Zélia, uma das integrantes do grupo ‘Jovem há mais tempo', que existe há 17 anos.

Para a assistente social do Programa Saúde do Adulto e do Idoso, da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Régia Oliveira de Andrade, é importante promover eventos desse nível para melhorar a autoestima de cada um deles. "Essas atividades são essenciais porque promovem qualidade de vida. Quando recebemos o convite não hesitamos em trazer os nossos idosos para esta tarde de lazer. Essa interação entre eles promove alegria e descontração", afirmou.


Interação Social

Esta foi a primeira edição da Ressaca do Carnaval do Asilo Rio Branco. Além dos idosos do grupo da USF Fernando Sampaio, participaram da festa usuários do Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (Same). "Nós levamos os idosos aqui do Asilo para comemorarem o Carnaval no Same e aí nós tivemos a ideia de retribuir. Por isso, fizemos a Ressaca do Carnaval, para proporcionar este momento a eles. Os nossos idosos ficam felizes com a presença da comunidade. É um dia de carinho. Eles se sentem acolhidos", colocou a assistente social do Asilo Rio Branco, Michelline Figueiredo Franca.

Aos 66 anos de idade, Marcelo Figueiredo Bonfim, esbanjava vitalidade. Ele era dos mais animados. "Eu estou muito satisfeito, afinal de contas não é todo dia que a gente tem uma festa como essa, com a contribuição da banda da Polícia Militar. Isso é muito especial. É bom para que a gente viva mais um pouquinho. Precisamos dessa alegria. O nosso coração agradece", destacou emocionado. 

Quem também aproveitou a tarde festiva foi seu Hamilton Rodrigues Rocha. Ele foi visitar o irmão Elgberto Rocha, que está no asilo há seis anos.  "É gratificante participar dessa festa ao lado do meu irmão. Quando eu posso, venho visitá-lo. A nossa irmã também vem ao asilo. Estamos sempre juntos", ressaltou.