NUDEC é apresentado aos moradores do Jabotiana

Defesa Social e Cidadania
20/02/2018 22h21

 A comunidade do bairro Jabotiana, região que além dos conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia, também envolve a região do Largo da Aparecida, é uma das áreas de Aracaju classificadas com risco de Inundação, por causa da proximidade que o bairro possui com o Rio Poxim. É com base nesse cenário que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (SEMDEC), tem atuado diante do processo de implantação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC), no bairro Jabotiana.

Na noite da última terça-feira, 20, após diversas reuniões com as lideranças comunitárias do bairro, foi realizado um encontro aberto para a comunidade, com o objetivo de apresentar o que é o NUDEC. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, o objetivo dessa reunião foi convidar as pessoas a participarem do curso de capacitação que será oferecido para aqueles que estiverem interessados em se tornar membros do NUDEC.

Durante a reunião, foram apresentados os temas que serão abordados nos cursos, bem como foram definidas as datas em que esses encontros ocorrerão. "É importante destacar que todas as decisões são tomadas em comum acordo com a comunidade, para que a gente tenha uma maior efetividade, ou seja, que a maioria das pessoas consiga concluir o curso com êxito", informa o major.

Para Marly Menezes, moradora do bairro há 32 anos, a iniciativa é fundamental e essencial para resolução dos problemas da localidade. "Eu acredito que está havendo um crescimento de participação dos morados. Essa é minha terceira reunião e considero um avanço, mas acredito que é necessário maior interação e doação por parte dos membros da comunidade", explica Marly.

O Núcleo Comunitário de Defesa Civil - NUDEC-, conta com a participação dos moradores da comunidade. Com o auxílio proporcionado, através da Defesa Civil de Aracaju, os membros passam por um processo de formação que orienta quanto aos procedimentos adequados, assim como para a elaboração de estratégias de prevenção e atuação diante de situações de risco ou emergência.