Edvaldo recebe visita de responsáveis pelo projeto do Largo da Gente Sergipana

Agência Aracaju de Notícias
21/02/2018 12h43

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, na manhã desta quarta-feira, 21, em seu gabinete, a visita do arquiteto Ézio Déda e do artista plástico Tati Moreno, responsáveis pelo Largo da Gente Sergipana, que está sendo erguido na avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju. No encontro, do qual também participaram a vice-prefeita Eliane Aquino e o secretário Luciano Correia (Comunicação), foi apresentado o projeto da obra, que está em fase de conclusão e será entregue à sociedade no próximo dia 16 de março.

“Este é um projeto grandioso para a nossa cidade, que dialoga com a revitalização do Centro, com a nossa cultura e com o turismo. É um presente para Aracaju, já que estaremos envolvidos na programação do aniversário da cidade. E é também uma reafirmação da nossa identidade. O Governo do Estado, o Instituto Banese, o arquiteto Ézio Déda, o artista plástico Tati Moreno e todos os envolvidos no projeto estão de parabéns. Como prefeito da capital, o sentimento é de gratidão por este marco da cultura sergipana na nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Superintendente do Instituto Banese, o arquiteto Ézio Déda, reforçou a importância do Largo da Gente Sergipana como “novo marco urbano de Aracaju e um ícone para Sergipe”. “Demos conhecimento ao prefeito de toda a tramitação e execução da obra, que já está em fase final de acabamento para que as esculturas comecem a ser montadas já no início de março. Este Largo representa um novo marco urbano para Aracaju e um ícone para Sergipe, pois celebra a diversidade das manifestações populares do Estado”, disse.

O artista plástico Tati Moreno, conhecido pelo trabalho do conjunto de esculturas do Dique do Tororó, em Salvador (BA), se declarou “muito honrado” pelo projeto do Largo. “Este é um grande trabalho. Fiz o Dique, fiz um Cristo em Lima, no Peru, e agora as esculturas para o Largo. Estou muito feliz. Pela proximidade que o visitante vai ter com as esculturas, o impacto vai ser muito maior, as pessoas sentirão os detalhes. O grande mérito vai ser a divulgação da riqueza cultura de Sergipe”, afirmou.

O Largo

O Largo da Gente Sergipana será um monumento de celebração da cultura popular do Estado. Além de um píer, de uma área de convivência e de um atracadouro, o espaço abrigará oito esculturas de representações folclóricas sergipanas: Lambe Sujo e Caboclinhos, Chegança, Cacumbi, Taieira, Bacamarteiro, Reisado, São Gonçalo e Parafuso.

As imagens serão instaladas com vigas metálicas, dando a quem observa a impressão de que flutuam acima do espelho d'água. Confeccionadas em fibra de vidro e resina de poliéster, cada escultura terá 7m de altura. A concepção buscou referências em monumentos como o Big Ben (Londes), a Torre Eiffel (Paris), a Estátua da Liberdade (Nova York) e o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), além dos Orixás (Salvador). Além disso, o projeto foi feito de modo a não prejudicar a navegabilidade do Rio Sergipe. Para tanto, foi respeitado o referencial do avanço da Ponte do Imperador.