Saúde realiza ação do Projeto Vida no Trânsito na USF Onésimo Pinto

Saúde
21/02/2018 13h37

Contribuir com a promoção da paz no trânsito, com a preservação da vida e a prevenção de acidentes também são ações priorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foi com esse objetivo que na manhã desta quarta-feira, 21, através da Coordenação do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva), a Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto recebeu uma ação do Projeto Vida no Trânsito (PVT), em parceria da SMTT, para alertar os usuários e condutores sobre práticas de segurança que envolvem veículos.

A gerente da USF, Tatiana Luna, disse que a intervenção foi bastante esclarecedora para os usuários presentes no momento, e que os próprios  servidores também puderam participar. “A equipe esclareceu dúvidas, alertando e prevenindo os acidentes. Por isto é preciso tornar o trânsito mais acessível a todos. Tanto os pedestres como os condutores de veículos em geral, precisam ser conscientizados para que o trânsito seja mais agradável e coeso", declarou.

Opinião compartilhada pela enfermeira da USF, Meirivânia Madureira. "Precisamos educar nossos condutores para a partir daí, diminuir esse índice de óbitos. Afinal, ações assim têm o intuito de salvar vidas, e a Saúde tem procurado fazer a parte dela”, enfatizou.

De acordo com a coordenadora do programa e referência técnica do Nupeva, Lijane Silva, as principais ações realizadas pelo projeto são relacionadas aos fatores de risco identificados no banco de dados. "Álcool, velocidade, desrespeito à sinalização, problemas de infraestrutura e acidentes com motociclistas são os principais fatores. Por isso montamos esta ação, primeiramente nas dez USF’s que estão localizadas nas áreas de maior risco", revelou.

O projeto

Presente em todas as capitais do país, o PVT foi criado com o intuito de subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito. Em 2016, foi lançado o primeiro Boletim de Vigilância em Saúde no Trânsito de Sergipe, a partir dos dados coletados em 2015. “Já no ano seguinte, 2017, foi criado este plano de ações para prevenção, a partir dos dados e da análise dos casos. Esse é o segundo boletim realizado e os dados são de 2016. Realizamos um estudo epidemiológico descritivo sobre todos os acidentes que aconteceram no território aracajuano com vítimas fatais, caracterizando os fatores de risco que contribuíram para a ocorrência de cada um deles”, detalhou Lijane Silva.

Ainda de acordo com ela, o boletim é fruto de um trabalho conjunto que vem sendo efetivado durante todo o ano. “Esta é mais uma etapa do trabalho intersetorial, realizado através da parceria com os diversos órgãos municipais e estaduais. Através dessa articulação, conseguimos registrar que ocorreram 2.608 acidentes de trânsito em Aracaju em 2016 [com 1.394 feridos graves e 51 vítimas fatais]”, informou a coordenadora.

A avaliação dos dados também revelou que dos envolvidos nesses acidentes, 47 foram do sexo masculino, ou seja, 92% dos óbitos. Os quatro óbitos de mulheres foram por atropelamento. Outro dado que chama a atenção, é que dos óbitos registrados, 29 eram condutores de moto (56,9%).