Prefeitura de Aracaju promove ciclo de palestras para capacitar o servidor

Agência Aracaju de Notícias
21/02/2018 19h19

Como forma de valorizar, orientar e qualificar cada vez mais os servidores, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), iniciou nesta quarta-feira, 21, o ciclo de palestras voltadas aos trabalhadores da gestão. A ação, que foi aberta com a discussão sobre “Educação Financeira Passo a Passo”, foi conduzida pelo economista, professor universitário e diretor administrativo-financeiro da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Turismo (Semict), Josenito Oliveira Santos.


Os temas das palestras, escolhidos pelos próprios servidores, têm o objetivo de contemplar as necessidades de qualificação deles no âmbito profissional e pessoal. O palestrante abordou diversos pontos referentes à economia doméstica, a exemplo dos custos fixos como cartões de crédito, cheque especial e controle de gastos. “Já fiz essa palestra em vários lugares e é sempre uma satisfação. O tema educação financeira mexe com mudanças de atitude das pessoas, que precisam se organizar e se planejar melhor. Aqui em Aracaju, 67% das famílias estão endividadas. Então, essa palestra é importante para conscientizar as pessoas sobre o assunto, pois as dívidas acabam afetando a saúde física e também o exercício profissional”, explicou Josenito Oliveira Santos.


Para a servidora, Analice Pereira, de 50 anos de idade, o conteúdo abordado na palestra foi de grande valia para que ela possa controlar melhor as finanças da família e, quem sabe, conseguir poupar para o futuro. “É a primeira vez que participo de uma palestra sobre esse tema. Gostei bastante porque assim vou organizar melhor as minhas contas. Na minha casa, por exemplo, eu sou a secretária de finanças e a responsabilidade é grande. Para quem é assalariada, como eu, aprender a poupar é ótimo”, salientou.


Assim como Analice, o funcionário da Secretaria Municipal de Governo, Júlio César Nascimento, de 42 anos, reafirmou a importância dessa palestra para a qualificação dos servidores. “Para mim, foi muito interessante adquirir esse conhecimento, pois assim vou controlar melhor as minhas finanças. Sinto que fui beneficiado porque todo aprendizado é válido, principalmente na área financeira, diante da crise econômica do Brasil”, afirmou.


Próximas palestras


Nesta quinta-feira, 22, será realizada a segunda palestra do ciclo com o tema “Autoconhecimento: um caminho para a promoção da saúde emocional do trabalhador”. Já na sexta-feira, 23, os servidores poderão participar da palestra sobre a “Reinserção Social dos Apenados”. Todos os encontros ocorrem na sede da Esgap, localizada na Rua Boquim, número 67, centro de Aracaju.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através no número (79) 3179-3748.