Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para pacientes do SUS

Agência Aracaju de Notícias
05/03/2018 09h07
Início > Notícias > Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para pacientes do SUS

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza à população o serviço de Transporte Sanitário voltado para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, que não possuem condições de utilizar o transporte coletivo e necessitam deslocar-se para uma unidade de saúde, para a realização de procedimentos de caráter eletivo, como consultas, exames e procedimentos terapêuticos.

São 15 veículos responsáveis por fazer o deslocamento programado de usuários para hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, fisioterapia e revisões. São oito vans para o tratamento de fisioterapia e hemodiálise, distribuídos nas zonas norte e sul, cinco ambulâncias e dois carros pequenos que buscam e deixam o paciente em sua residência. Dados da Diretoria de Atenção A Saúde mostram que no último semestre foram registradas cerca de 20 mil remoções de usuários cadastrados.  Em janeiro deste ano, foram quase quatro mil.

A gerente do Transporte Sanitário, Maria Amália, fala sobre a diferença que o serviço faz na vida dos aracajuanos, "o nosso objetivo é assegurar o tratamento de saúde dos pacientes crônicos, eles não podem parar de fazer as terapias porque se deixarem de ir, correm o risco de vida; garantimos essa remoção para que isso não aconteça e eles tenham uma qualidade de vida melhor". 

A importância é reconhecida pela paciente de hemodiálise mais antiga de Sergipe, Ruth dos Santos, 45.  Ela faz o tratamento três vezes na semana e utiliza o serviço há 27 anos, quando a Samu ainda prestava esse tipo de atendimento. Com dificuldade de locomoção e falta de condições financeiras para ir até o hospital, Ruth conseguiu manter o tratamento em dia utilizando o transporte, "o serviço é muito importante não só para mim como para outras pessoas, se não existisse, muitos deles morreriam, com ele, o meu deslocamento é garantido", assegura.  

Como se cadastrar 
 
O solicitante deve providenciar seu cadastro ligando para os números 3046-1414 e 3046-1415 onde serão orientados a comparecer ou telefonar ao local de agendamento de segunda a sexta, no horário das 7h às 12h e das 14h às 17h, no prédio da logística da saúde (em frente ao Banco do Brasil), na Avenida Mário Jorge Menezes Vieira, nº 2759, Coroa do Meio. Os documentos necessários para utilizar o serviço são o relatório médico ou da clínica contendo dados referentes ao nome, local do tratamento, dias e horários, necessidade do tratamento, cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.

O transporte para o tratamento da hemodiálise, atende de segunda à sábado, das 6h às 21h, para fisioterapia, de segunda a sexta das 7h às 18h e de segunda à sábado, das 7h às 18h para roteiros diários como consultas, exames e revisões cirúrgicas. As viaturas do Transporte Sanitário também dão suporte as duas Unidades de Pronto Atendimento de Aracaju, as UPAs Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte), dando assistência quando solicitado e deixando o veículo à disposição de pacientes que recebem alta durante à noite. O serviço atende somente o município de Aracaju.

Surgimento

O transporte sanitário surgiu da necessidade de organizar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os pacientes considerados sem urgência foram destinados ao também chamado transporte social, que desde 2002 realiza o serviço de remoções de usuários.