Arborização urbana: Sema prepara mudas que serão plantadas durante este ano

Meio Ambiente
26/02/2018 18h38

Planejar a cidade para um futuro sustentável. Essa é a meta da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que vem colocando em prática o Programa Aracaju Sustentável, cujo foco é promover o desenvolvimento urbano e econômico sustentáveis. Com essa proposta, a secretaria está investindo no Plano de Arborização Urbana. 
 
Nesta segunda-feira, 26, servidores da Sema se reuniram no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), localizado no município de São Cristóvão, com o objetivo de preparar as mudas de espécies arbóreas que serão plantadas, durante este ano, em avenidas, praças e escolas. O mutirão conta com o apoio de técnicos e analistas ambientais, formados em diversas áreas, como Biologia, Engenharias Agrícola e Florestal, assim como a equipe de serviços gerais. 
 
“O objetivo desse mutirão é preparar as mudas que serão plantadas esse ano na cidade. Elas foram transferidas na semana passada do Horto Municipal para o SergipeTec, por ter  uma melhor estrutura  técnica, onde há todo o suporte necessário para a preparação e desenvolvimento dessas mudas, como substratos, adubos e estufas com sistema para fertirrigação,  técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado ”, explica a analista ambiental da Sema, Carla Zoaid. 
 
O coordenador do Horto Municipal de Aracaju, Vitor Melo, declara que essa ação vem sendo planejada há meses, começando com uma análise técnica de alguns locais de Aracaju que possuem um déficit arbóreo, percebendo suas necessidades e realizando um plano de ação para solucionar essa questão. “Por meio de um estudo prévio, pudemos realizar o planejamento anual de plantio de mudas, fazendo o reconhecimento e escolha das espécies que melhor se adequassem ao local proposto. Detectamos cerca de dez avenidas que serão contempladas com esse plantio. Algumas delas são Ivo do Prado, Francisco Porto, Pedro Valadares, Alexandre Alcino e Tancredo Neves”, afirma Vitor. 

Processos de preparação
 
Para que as mudas sejam plantadas com qualidade em avenidas, praças e escolas de Aracaju é necessário um procedimento rigoroso de preparação dessas espécies arbóreas. Os procedimentos da fase do viveiro são inúmeros: após a germinação, a planta passa a ser conduzida de forma que se torne apta a ir a campo de maneira mais saudável possível.  
 
As etapas de preparação das mudas são: troca de saquinhos (em que serão colocadas as mudas), adubação, poda de raiz e poda de condução; mudas acima de 1,5 m são tutoradas, já que a recomendação é de que elas apresentem no mínimo 1,8 m de altura; rustificação, que é um processo a ser realizado antes do plantio, deixando a planta sofrer um pouco as modificações do clima para que se fortaleça em campo e não sofra com a adaptação rapidamente. Por fim, essa planta é colocada em pleno sol para que possa se adaptar e se fortalecer. Após essas etapas, ela poderá, finalmente, ser plantada ao chegar à época propícia. 
 
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, essas mudas começarão a ser plantadas no início do inverno, em meados do mês de maio, finalizando a ação em setembro, quando termina o período das chuvas. “É muito gratificante ver o envolvimento e participação dos servidores da Sema, que estão trabalhando coletivamente para preparar cerca de 5 mil mudas de plantas que estarão em diversos pontos de Aracaju. Também irei me reunir com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para discutirmos a manutenção dessas espécies após o plantio”, destaca o secretário.