O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, na manhã desta terça-feira, 27, que a primeira escola de Ensino Fundamental do bairro 17 de Março receberá o nome do sindicalista José Souza de Jesus. A nova unidade de ensino será inaugurada em março. Edvaldo divulgou a informação durante solenidade no Centro Administrativo e confirmou o ato em reunião com dirigentes do Sindicato dos Bancários e membros do PCdoB, instituições das quais Souza foi integrante.
“A escolha pelo nome de José Souza é por tudo que ele representou para nós, para Aracaju. Não só pela nossa amizade, mas, sobretudo, pela trajetória social e política dele na sociedade aracajuana. Em tudo o que fez, Souza não tinha outro objetivo senão melhorar a vida das pessoas. Sua coerência, simplicidade, capacidade e firmeza fizeram a diferença”, justificou o prefeito.
O presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Edival Góis, elogiou a iniciativa do prefeito. “É um reconhecimento importante. Edvaldo prestigia assim sindicalistas, trabalhadores e representantes dos movimentos sociais”, destacou. Além de Edival, também participaram da reunião o presidente estadual do PCdoB, o vereador Antonio Bittencourt, a presidente do Sindicato dos Bancários, Ivânia Pereira, e a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite.
José Souza de Jesus presidiu o Sindicato dos Bancários. Ele estudou Filosofia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi membro dirigente do PCdoB, da CTB/SE, da Federação dos Bancários da Bahia/Sergipe e membro do Conselho Deliberativo da Previ. O sindicalista nasceu em Carira em 31 de março de 1958. Faleceu em 21 de outubro de 2014.