Escolas da rede municipal apresentam projetos no primeiro dia de Mostra Pedagógica

Educação
27/02/2018 17h30
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Foi ao ritmo de música, apresentações, artísticas, culturais, orais e expositivas que 42 escolas municipais abriram a I Mostra Pedagógica e Empreendedora da rede municipal da Educação de Aracaju, realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), através do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe). O evento aconteceu durante toda esta terça-feira, 27, na quadra da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  Amanhã, último dia da mostra, a programação continua nos durante todo o dia e está aberta para a visitação de toda a sociedade.

A secretária municipal da Educação, Maria Cecília Tavares Leite, explicou que a mostra é um projeto fundamental para a rede municipal da Educação por seu caráter de partilha de saberes. “É um momento de coroamento dos projetos que são desenvolvidos durante todo o ano no chão das escolas. A gente pode ver, aqui, o potencial dos projetos interdisciplinares que desenvolvem os alunos na perspectiva tanto da educação quanto da cidadania”, afirmou.

A diretora do Ceafe, Rita Amorim, está muito satisfeita com o empenho de toda a rede. “Eu me emocionei com a quantidade de escolas com projetos de extrema qualidade. Trouxemos experiências pedagógicas inovadoras que a sociedade precisa conhecer e que precisam ser expandidas, então, aqui nós estamos construindo essas oportunidades”, explicou.

Os projetos

Integração é o que mais se vê em cada estande onde as escolas expões seus projetos. Um deles é o de robótica, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria. Um dos alunos envolvidos com o projeto é Pedro Rafael Vieira Andrade, um menino de apenas dez anos, aluno do 5° ano.

Pedro começou a se apaixonar pela robótica quando sua irmã o ensinou que as pilhas poderiam fazer motores funcionarem. Pedro habita uma residência simples, de chão batido, e quando as chuvas ficam mais fortes, o chão da casa de Pedro fica coberto de água e falta energia. Foi aí que Pedro soube que a avó tinha uma placa de luz solar e, em casa, com os conhecimentos que adquiriu na escola através do projeto de robótica, ele conseguiu idealizar e montar um sistema de energia que consegue carregar os celulares do seu pai e da sua mãe.

“Eu sou apaixonado por robótica. Fiz esse sistema de energia na minha casa com restos de lixo, com fios e, na hora em que a chuva vem, pelo menos os celulares a gente consegue carregar. Quando eu vi que o professor ia montar esse avião eu fiquei doido para participar e pedi para ajudar. Se você me perguntar eu te digo como ele funciona para voar”, afirmou com segurança o aluno apontando para um protótipo de avião montado pelos alunos de robótica da Emef Diomedes.

Em outro viés, a Emef Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria, trouxe para a mostra um estande com o projeto denominado “Feira das Religiões”. Nele os alunos da Emef trabalharam a diversidade e a importância do respeito a todas as manifestações religiosas. A aluna da escola, Noemi Alves Graciliano, 12 anos, tinha na ponta da língua a relevância do trabalho desenvolvido pela sua escola.

“O mundo está precisando de respeito, de igualdade e de mais amor, e foi isso que esse projeto levou para a nossa escola. Trabalhamos todas as religiões brasileiras em um projeto que envolveu todas as disciplinas e sabemos que Deus está em todas as religiões e que não importa o caminho e sim que nós respeitemos o nosso próximo com as suas diferenças e com as suas profissões de fé”, analisou Noemi.

Respeito à diversidade também foi o mote da exposição da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom Hélder Câmara, situada no Bairro Industrial, que levou o projeto Contos Africanos. A professora Janúzia Maria Santos é a idealizadora do projeto e explica como funciona. “Nós idealizamos o projeto em alusão ao projeto Novembro Negro, através de contos africanos nós trabalhamos com a música e com os instrumentos musicais da cultura negra, nós trabalhamos com a boneca Abayomi e os próprios alunos confeccionam suas bonecas e tudo isso é feito a partir de uma narrativa de inclusão e de respeito à diversidade”, destaca a professora.

A Mostra também contou com a apresentação da banda da Emef José Conrado de Araújo, com projetos de alimentação saudável, de cultura para a tecnologia, de apresentações de dança e de teatro. Foi o coordenador de Artes da Semed, Rivaldino dos Santos, que chamou a atenção para a importância da arte no desenvolvimento interdisciplinar das crianças. “A arte mobiliza e envolve as crianças nos mais diversos projetos e, sem dúvida, é uma das ferramentas mais efetivas da Educação. As crianças brilham quando fazem arte, quando se apresentam e nós estamos vendo isso aqui nesta Mostra”, afirma.

Parcerias

 
A Mostra teve como parceiros 12 órgãos dos poderes públicos e de empresas privadas, entre elas o Senac/SE. O Superintendente do órgão, Paulo Eirado, explicou como viu a realização do evento. “A gente sabe que a Educação tem que ir além de uma educação cognitiva, aqui nós estamos vendo o empreendedorismo em sua forma mais efetiva que é o empreendedorismo comportamental, nós estamos vendo projetos maravilhosos desenvolvidos pelos próprios alunos com o apoio dos professores e isso, o exemplo, ensina mais que qualquer outra coisa”, avalia.

Além do Senac a Mostra contou com a parceria da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), da Coordenadoria de Artes (Coarte/Semed), da Casa de Ciência e Tecnologia Galileu Galilei (CCTECA), da Polícia Militar de Sergipe do Sesi, da Embrapa e da Secretaria da Assistência Social (Semasc).