A vice-prefeita e secretária da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, recebeu na manhã desta quarta-feira, 28, o diretor e roteirista do Projeto Lampião, Bruno Azevedo. Na pauta, o pedido de parceria para a produção e execução, através da Prefeitura Municipal de Aracaju, para a execução do filme. Retratada de diversas maneiras no cinema, a história de um dos maiores ícones da cultura brasileira, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, volta a ser assunto do audiovisual cinematográfico brasileiro e terá como cenário o sertão nordestino.
A narrativa será feita em forma de trilogia, a exemplo de filmes já consagrados internacionalmente como “Senhor dos Anéis” e “Hobbit”. Bruno Azevedo conta que a receptividade foi a melhor possível e espera já iniciar os trabalhos entre os meses de junho e julho deste ano. “O motivo da nossa visita à vice-prefeita e secretária Eliane Aquino foi sobre a possibilidade do apoio que a gente precisa com a infraestrutura, já que em toda filmagem é necessário ambulância, policiamento e até instrução da própria ordem municipal para a logística de gravação. Além disso, existe a possibilidade de uma movimentação econômica muito grande, pois a gente espera gerar emprego e a contratação da mão de obra local. A previsão é de que 300 pessoas sejam empregadas para cada filme”, destacou.
“Para nós, enquanto poder público, ver um filme como esse é engrandecedor. Mas quando se fala sobre o quanto os aracajuanos serão absorvidos na produção, é melhor ainda. A exemplo do filme biográfico do artista Arthur Bispo do Rosário, gravado em Japaratuba, queremos que a sociedade seja envolvida e que isso traga para a cidade benefícios como estímulo ao turismo, à economia, à cultura e a vários outros setores da sociedade. Iremos estudar os mecanismos que possam viabilizar algum apoio à realização da obra”, destacou Eliane Aquino.
A reunião também contou com a presença da neta de Maria Bonita e Lampião, Vera Ferreira. “A proposta do filme é muito boa e tudo aquilo que eu sempre esperei, enquanto amante da história nordestina e integrante da família de um dos maiores símbolos do sertão que já tivemos. Acredito que agora será feito algo que nos represente".