Assistência realiza reunião ampliada para discussão de políticas para as mulheres

Assistência Social e Cidadania
01/03/2018 17h41

Para fortalecer o diálogo com a população e transformar ideias em políticas públicas de fato e de direito, a Secretaria Municipal da Assistência Social promoveu a plenária ampliada "Mulheres Construindo Uma Cidade de Direitos" na manhã desta quinta-feira, 3, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas.

O objetivo do encontro foi divulgar as propostas inseridas no plano de enfrentamento à violência contra a mulher para que os presentes fizessem suas inserções e todo o documento fosse levado para a apreciação do Conselho Municipal da Mulher. Após aprovado pelo conselho, o plano seguirá para a assinatura do prefeito Edvaldo Nogueira, que encaminhará a proposta à Câmara Municipal de Aracaju.

De acordo com a diretora de Direitos Humanos, Lídia Anjos, o momento é indispensável. "Nós constituímos uma mesa de mulheres gestoras que conhecem a realidade da mulher na nossa sociedade e trazem uma sensibilidade para a gestão pública muito importante. Junto a essa mesa, convidamos mulheres dos mais diversos espaços da sociedade, inclusive as usuárias das nossas unidades, para que juntas possamos dialogar sobre o enfrentamento à violência contra a mulher".

Maria Teles é coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Aracaju e também membro do Conselho Municipal da Mulher. Para ela, a abertura do diálogo com a sociedade é parte da construção coletiva que a vice-prefeita e secretária Eliane Aquino deu como norte de gestão. "Eliane Aquino sempre fala que nós precisamos trabalhar de mãos dadas e levar muito em conta todas as necessidades da população, sobretudo das pessoas que estão em situação mais vulnerável. Eu estou bastante feliz com a colaboração da população, sobretudo das mulheres, que estão cada vez mais empoderadas e atentas aos seus direitos. Dessa forma um círculo virtuoso se forma".

Karan Sanches é cuidadora de idosos e usuária do Cras Santa Maria. Ela participou ativamente  do evento e se disse bastante satisfeita. "Eu acredito bastante que para o avanço da cidade é preciso que todos os entes da sociedade se juntem e eu sei qual o meu papel enquanto mulher na minha cidade. Fiquei muito feliz em poder participar dessa plenária, porque sei que as minhas necessidades enquanto mulher aracajuana serão levadas em consideração e dessa forma poderemos ter um lugar mais justo para se viver".