Emurb permanece concentrando esforços para desobstruir a rede de drenagem

Obras e Urbanização
01/03/2018 17h12

O mês começa com as tradicionais "águas de março" e, segundo os institutos que medem a previsão do tempo, a incidência deverá permanecer até maio, acima da média dos anos anteriores. Atenta a esta possibilidade e trabalhando de forma preventiva, a Prefeitura de Aracaju criou, ainda em 2017, o Comitê de Gerenciamento de Crises que, através do Plano de Contingenciamento, atuará na elaboração de ações preventivas e resoluções das demandas provocadas pelas chuvas. Para o êxito das ações, vários órgãos da administração estão envolvidos e cotidianamente produzem levantamentos dos pontos críticos, trabalham nas redes de macro e microdrenagens, informam, auxiliam e alertam a população para possíveis temporais.

Nas últimas horas, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) permaneceu com as equipes em campo e atuou nos locais em que apresentavam alagamentos ou continham lâminas d'água nas ruas mas que acabavam causando transtornos aos condutores. Os profissionais atuaram de forma itinerante e se deslocaram conforme as solicitações eram registradas pela Diretoria de Operações do órgão.

As ações prosseguiram durante toda esta quinta-feira, 1º de março, e, mesmo à tarde, quando as chuvas cessaram, o cronograma de limpeza e desobstrução da drenagem teve sequência. No bairro Coqueiral e no Santa Maria, foram enviadas máquinas pesadas para limpar as galerias subterrâneas. Já nos bairros Cidade Nova, Farolândia, Grageru, Santos Dumont, Siqueira Campos e 13 de Julho, a Emurb fez o trabalho de manutenção e desobstrução das galerias pluviais.

Alagamentos

Mesmo com o aumento da média mensal de ruas atendidas, totalizando mais de 500, e das ações preventivas desenvolvidas todos os dias, alguns fatores explicam os transtornos provocados pelas chuvas e aumentam a possibilidade de alagamentos. Durante as operações da empresa municipal, são retirados de dentro das manilhas materiais jogados próximos aos bueiros e das bocas-de-lobo, e isso inviabiliza o deságue das chuvas que ficam acumuladas na superfície das ruas ou acabam indo para os canais.

Como explica o secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, mesmo com o trabalho integrado entre a Emurb e a Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos), se a população não colaborar o problema dos alagamentos poderá ser recorrente. "É visível o trabalho destes órgãos na limpeza das ruas, recolhimento do lixo, desobstrução da drenagem, limpeza de canais. Mas o cidadão precisa se conscientizar que aquela garrafa que joga da janela do carro pode ser suficiente para entupir um bueiro, ou a sacola plástica deixada próximo à boca-de-lobo é prejudicial para a cidade. Se o poder público faz a sua parte mas algumas pessoas não colaboram, todos nós acabamos sendo afetados", alerta Ferrari.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).