Engajamento e aprendizado: Emef Sérgio Francisco realiza conferência para o meio ambiente

Educação
02/03/2018 18h09

Dotados de muita determinação e garra, alunos de diversas escolas da rede municipal de Aracaju vêm desenvolvendo projetos de preservação ao meio ambiente para garantir a participação de sua escola na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta sexta-feira, 2, foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco, localizada no bairro Lamarão, realizar sua conferência interna.

Durante a conferência, os estudantes apresentaram o projeto que pretendem levar à etapa nacional e escolheram o delegado que representará a Sérgio Francisco no evento, que está marcado para acontecer de 15 a 19 de junho de 2018 em Brasília. De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais para Diversidade da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), Maíra Ielena Cerqueira, as conferências estimulam vários tipos de conhecimento nos estudantes.

"O engajamento das nossas escolas com a Conferência Nacional se expressa através da realização dessas conferências escolares realizadas por eles mesmos. É aqui, no ambiente escolar, que as questões relativas a meio ambiente e qualidade de vida são tratadas, relacionadas umas às outras. Dessa maneira, se trabalha não apenas o conteúdo científico dos componentes curriculares, mas o relacionamento necessário entre conhecimento, prática e mudança de atitude", explica a coordenadora.

O coordenador pedagógico da Emef, José Davi Prado, destaca que a conferência realizada hoje pela escola foi a culminância de um projeto que já vem sendo realizado com os alunos há algumas semanas. A intenção, segundo ele, é que os alunos integrem, nesse projeto, outros meios e descubram as variadas e diferenciadas possibilidades de trabalhar com o tema.

"Nós utilizamos uma metodologia aqui em que realizamos três oficinas sobre o bairro Lamarão e seus desafios, até chegar na questão da água. Assim, escolhemos como tema Captando Água, Plantando Sementes e Colhendo Qualidade. Para isso, vamos confeccionar calhas que serão remanejadas para uma cisterna e para regar nossas hortaliças na horta da escola", conta o coordenador.