Limpeza de canais se apresenta eficiente e contribui para evitar alagamentos

Serviços Urbanos
02/03/2018 19h49

 

Com a maré chegando a 2,5m nesta sexta-feira, 2, índice superior aos últimos anos, a Prefeitura de Aracaju, através do Comitê de Gerenciamento de Crise, tem executado de forma positiva as ações do Plano de Contingência, através dos órgãos da administração envolvidos na ação. Juntos, eles atuam para prevenir e evitar transtornos causados pelas chuvas e, também, pelo aumento do nível do mar que afeta os canais e as vias adjacentes.

Como parte da sua missão de atendimento ao plano, lançado em 2017, ao longo dos últimos meses, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) intensificou a tarefa de limpeza dos 65 canais que cortam a cidade. Desses, 32 foram pontuados pela Defesa Civil do Município com maior probabilidade de transbordar.

Conforme informou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, o transbordamento dos canais pode acontecer por vários motivos, inclusive pelo acúmulo de lixo e entulho. "A experiência deste dia nos faz acreditar que o trabalho preventivo realizado pela equipe da Emsurb contribuiu para evitar sérios transtornos para a cidade", considerou o presidente.

 

Efeitos da maré alta

"Numa situação de maré alcançando 2,5m, muitos dos canais, a exemplo dos localizados na Anízio Azevedo e Airton Teles chegaram a transbordar. Hoje, mesmo com um índice superior, este quadro não se apresentou. Significa que estamos no caminho certo. Continuaremos monitorando e trabalhando. Porém, mais uma vez, ressaltamos a importância da cooperação das pessoas em não jogar lixo nos canais e bueiros", alertou o diretor de Operações, Bruno Moraes.