Fazenda realiza treinamento sobre o Sistema de Contabilidade da PMA

Fazenda
05/03/2018 17h41


O terceiro módulo do ciclo de capacitação realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) para a equipe da Controladoria Geral do Município (CGM) ocorreu nesta segunda-feira, 5. Em pauta, a funcionalidade do Sistema de Contabilidade adotado pela Prefeitura de Aracaju, bem como as obrigações da administração para com os órgãos de controle.

Responsável pelo treinamento, o coordenador de Controle e Gestão de Sistemas (Cogesis) da Fazenda, Marcos Dias, explica que a CGM tem papel fundamental na análise e cumprimento do envio de informações aos Ministérios da Saúde e Educação, e Tribunal de Contas, por exemplo. "Para isso, os técnicos precisam dominar as nossas ferramentas. Entender de onde são extraídas as informações e a forma como enviá-las a cada sistema", enfatiza.

O ciclo de capacitação também tratou do Portal da Transparência, que é uma das atribuições da CGM para o Planejamento Estratégico. "Cada secretaria faz o envio dos seus dados e a Fazenda consolida tudo. A CGM exerce o controle e precisa dominar cada ferramenta que o Portal oferece. O objetivo é melhorar, cada vez mais, a transparência das informações que são publicadas pelos órgãos municipais", explica.

O treinamento oferecido pela Cogesis/Semfaz foi uma solicitação da própria Controladoria, atendida pela equipe da Secretaria da Fazenda, que tem, entre seus compromissos, a atribuição de treinar os servidores e manter um suporte para todos os órgãos com relação aos sistemas utilizado pela prefeitura. "O foco é orientar a parte pedagógica e monitorar a reestruturação pela qual a gestão vem passando", conclui.