Prefeitura disponibiliza canais diretos para atender as demandas da população

Agência Aracaju de Notícias
07/03/2018 10h26
Início > Notícias > Prefeitura disponibiliza canais diretos para atender as demandas da população

Todo mundo sabe o quanto é reconfortante ter para quem ligar em um momento de dificuldade ou precisão, porém, raramente os números de serviços da cidade fazem parte da agenda em mãos, mesmo sendo tão essenciais para a população.

Cada cidadão tem papel fundamental para a organização da cidade, afinal, ela não é feita apenas pelos governantes. Por isso, os contatos de serviços servem não somente para serem acionados em emergência, mas também para que a população opine, dê sugestões para, assim, contribuir para a melhoria e consequente eficácia das ações realizadas pela gestão municipal.

Por isso, vale salientar números e canais que a Prefeitura de Aracaju disponibiliza para que, unido-se à população, possa aprimorar os serviços voltados para o bem comum da cidade.

Iluminação pública

Há quem goste de um escurinho para dormir, mas, do lado de fora, na rua, escuro nunca é sinal de tranquilidade. Na hora em que aquele poste da rua desligar, não precisa se apressar apenas para chegar ao seu destino, acelere também a ligação para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que é a responsável pela manutenção de mais de 52 mil pontos de iluminação, distribuídos pelos 40 bairros da cidade. Basta ligar para o 0800 642-4343.

Para implantação dos conjuntos de iluminadores (braço, luminária, lâmpada e célula fotoelétrica) em locais que ainda não possuem iluminação pública, o cidadão deve ligar para o telefone 3179-1619, tendo em mãos o número do Código do Consumidor (CDC) que vem em destaque na conta de luz.

Descarte irregular

É quando chove que a cidade sente os efeitos daquele lixo jogado em local impróprio. Seja lixo doméstico, restos de construção, ou mesmo móveis e grandes objetos são verdadeiros agentes de transtorno quando entulhados em áreas de descarte irregular. O ato do descarte irregular do lixo é considerado crime, de acordo com a Lei Municipal vigente de nº 1.721/91 e pode gerar multas entre R$500 e R$50 mil. Para coibir esse tipo de atitude, existem alguns canais em que a população pode entrar em contato com a Prefeitura e relatar o crime. As denúncias podem ser feitas pela população à Sema no telefone 98106-0617 ou pelo e-mail sema@aracaju.se.gov.br, pelo número 118 da SMTT, ou através da Ouvidoria da Emsurb.

Apreensão de animais

É provável que muita gente já tenha ouvido algum relato de acidente envolvendo animais de grande porte na pista. Em boa parte dos casos, esses acidentes terminam de forma trágica e fatal.

De acordo com a lei municipal n° 2.380, de 14 de maio de 1996, é proibido e será apreendido todo e qualquer animal solto nas vias e logradouros públicos e locais de livre acesso ao público. A legislação prevê ainda que o proprietário do animal está sujeito ao pagamento das despesas referentes à apreensão.

A população pode ajudar a evitar tais tragédias com um ato simples. Basta entrar em contato com a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), que fiscaliza e recebe denúncias sobre animais soltos pelas ruas da cidade As denúncias podem ser realizadas 24h através do telefone (79) 98863-2153.

O recolhimento de animais mortos em locais públicos é feito pela Diretoria Operacional (Dirop), que pode ser acionada através do 3021-9914.

Trânsito

Em toda a cidade de médio e grande porte, o trânsito é um das questões delicadas, mas a população também pode contribuir para a manutenção do mesmo. Na capital, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) disponibiliza o contato da Ouvidoria (79 3238-4646) para que as pessoas possam relatar problemas como a falta de sinalização em determinada via ou problemas com semáforos da cidade. Além disso, o Disque Trânsito (118) também está a postos para atender às demandas do trânsito de Aracaju.

Defesa do consumidor

O Procon Municipal é o órgão responsável por executar políticas públicas que assegurem os direitos do consumidor e de fiscalizar se as normas legais que regem as relações de consumo são cumpridas. Assim, o consumidor pode acionar o Procon e fazer a denúncia de diversas maneiras. Pessoalmente, o consumidor pode ir até a sede do Procon, que fica na Avenida Barão de Maruim, n° 867, bairro São José. Por telefone, é possível fazer ligando para o número 151. Por fim, pela internet, basta acessar o site  http://procon.aracaju.se.gov.br/

Segurança

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) tem auxiliado consideravelmente os órgãos de segurança pública do Estado, para tanto, atua para por toda a cidade e mantém contato direto com a população através do Dique Denúncia (153) e do Whatsapp (79 9 8866-7790).

Além desses contatos, GMA também possui um canal específico para a Ronda Escolar por meio dos números 9 8865-6639/9 9126-9872 (Coordenação da Ronda), 9 8865-6653 (Ronda Escolar 01), 9 8865-6659 (Ronda Escola 02), 9 8865-6601 (Central de Comunicação), 9 8836-7373 (chefe de serviço no dia).

Outro contato disponível é o da Ronda da Capital pelo 9 8865-6664.

Defesa Civil

Em eventuais situações de risco como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, em períodos de chuva, fiscalização de estruturas de imóveis da capital, a Defesa Civil está sempre a postos com o número emergencial 199.

Recentemente, outro contato disponibilizado para a população foi através serviço de mensagens via SMS para informação de alerta em caso de possíveis desastres naturais. O mecanismo, disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional, abrangerá informações da Defesa Civil Estadual e Municipal. Para ter acesso aos alertas é necessário realizar o cadastro através de mensagem de texto enviada para o número 40199. O serviço é inteiramente gratuito.

Ouvidoria PMA

A Prefeitura de Aracaju também possui a Ouvidoria-Geral do Município já dispõe de um call center para facilitar o atendimento à população. O número composto de quatro dígitos (1622) é para ajudar a memorização por parte do cidadão, facilitando o acesso aos serviços públicos. Contatos também poderão ser realizados através do e-mail ouvidoria.geral@aracaju.se.gov.br.